Com as presenças do vice-prefeito Horácio Sanchez (PSDB) e do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), a Prefeitura de Ibaté proporcionou ao público feminino, no sábado (21), diversas atividades com o objetivo de envolver e conscientizar as mulheres para a Campanha “Outubro Rosa”.

Funcionários do Departamento Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) dedicaram-se para alertar sobre os cuidados e o combate ao câncer de mama. As ações foram realizadas no Calçadão da Praça Central e também no CRSM.

Além das ações e exames proporcionados pelo Departamento de Saúde, crianças e adolescentes também fizeram a doação de cabelos para amenizar a dor do tratamento daquelas pessoas que já foram acometidas com o câncer.

O jovem Nathan ficou três anos sem cortar e esteve na Praça, doando o seu cabelo para fazer o bem a quem já é vítima de câncer e perdeu seu cabelo, por conta do tratamento. Outras pessoas também fizeram a doação.

Em uma tenda montada no local, também foram disponibilizados diversos alimentos para lembrar que a mulher deve ter uma alimentação saudável de combate à obesidade e ao colesterol.

Além do câncer de mama, funcionários da Saúde também alertaram sobre a prevenção ao câncer de colo de útero. “Colocamos um carro à disposição das pacientes, que quiseram realizar a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, onde foram encaminhadas ao CRSM, e aqui na Praça elas tiveram à disposição os exames de pressão arterial e testes de glicemia”, contou o vice-prefeito Horácio.

Lobbe Neto parabenizou a ação da atual administração municipal de Ibaté e reiterou a importância das mulheres tratarem e prevenir a doença. “Ibaté está de parabéns e dá exemplo na região, ao chamar a atenção das mulheres, neste mês de outubro, com essa grande campanha do ‘Outubro Rosa’, para que as mulheres possam realizar exames preventivos no intuito de diagnosticar e, até prevenir, o câncer de mama”, afirmou.

Segundo levantamento do Departamento de Saúde da cidade, na Praça Central foi realizado 240 exames de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Já no Centro de Referência, 27 mulheres realizaram os exames de Papanicolau.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) ressalta que esses exames continuarão sendo realizados no Centro de Referência da Saúde da Mulher. “Tivemos essa atividade neste sábado, porém, as ações de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, continuam no CRSM. Por isso, aproveito para convidar todas as mulheres para estarem procurando essa unidade de saúde e fazendo os exames, evitando assim, problemas maiores com essa doença”, finalizou.
Também participaram das atividades, os vereadores Steigue Faccio e Tonho Pernambuco.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Rafaela Vieira
Carregar mais por Região

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Shopping vai doar valor arrecadado no estacionamento para instituição da cidade

Realizada desde 1999 pela rede Iguatemi, o “Estacionou, Doou” está de volta no próximo dia…