A chave para uma vida melhor, mais feliz e duradoura está é agradecer e ter consciência do poder do obrigado(a), dizem especialistas. “Acontece que há uma emoção que é realmente incrível em nos ajudar a resolver o problema humano essencial de sobrevivência. E essa emoção é gratidão, garante Sara Algoe, Ph.D., da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

Gratidão, diz Sara, é a cola que pode unir as pessoas e criar felicidades de dentro para fora.

O poder da Gratidão

Segundo a pesquisadora, a experiência de ser grato tem benefícios imediatos. Aprender a aproveitar esse poder e tornar-se mais intencional sobre isso pode melhorar nossos relacionamentos e reforçar nossa própria saúde e felicidade. “Quando sentimos gratidão em relação a alguém, nós entramos em ação e alcançamos”, explica.

“É essa atitude que pode atrair outra pessoa para um relacionamento”. E, acrescenta Sara, pode melhorar os relacionamentos existentes.

Quando realizou um estudo entre casais em que um parceiro expressou gratidão ao outro por um ato específico, as recompensas foram exponenciais.

“Digamos que [a esposa] fez algo de bom para [seu marido], só porque queria”, diz Sara.

A esposa se sente bem por ter feito algo legal e o marido é um beneficiário feliz. Mas quando ele expressa sua gratidão por seu ato de bondade, ele agora reforçou seus sentimentos positivos. “Então, duas pessoas ganham pela gratidão de uma pessoa”.

“As pessoas que expressam positividade em geral são vistas como mais amigáveis, mais competentes e mais agradáveis”, diz Sara.

“Gratidão amplifica isso. As pessoas vêem você estar mais disposto a ajudar, mas eles também querem ajudá-lo. Eles são agradáveis para você, eles querem sair com você – todas essas são coisas que são boas para sua saúde.”

Gratidão: faz bem para você!

Sara confirma o que muitos estudos revelaram: Praticar gratidão realmente faz você viver mais tempo – e melhor.

Pesquisadores da Universidade de Ciências Sociais e Ciências Humanas do SWPS na Polônia analisaram recentemente os efeitos da gratidão prática em quatro grupos: homens deprimidos, mulheres deprimidas, pacientes com câncer de mama e pacientes com câncer de próstata.

Após um período de treinamento de 14 dias em que eles aprenderam a refletir sobre o que eles agradeceram, todos os grupos mostraram maior senso de bem-estar e maior percepção de apoio social.

Um estudo semelhante da mesma universidade focou exclusivamente nas intervenções de gratidão no tratamento da depressão e descobriu que práticas como criar um jornal de gratidão, escrever uma carta de gratidão, falar sobre benção recebidas e visitas de gratidão tiveram um efeito poderoso.

Os indivíduos que participaram das intervenções aumentaram a felicidade subjetiva, melhoraram seus relacionamentos, dormiram melhor e tiveram mais apoio social.

“A gratidão é um amplificador psicológico do bem na vida”, diz Philip Watkins, Ph.D., da Eastern Washington University.

O Molho secreto da gratidão

A pesquisa recente de Philip analisa o que ativa a gratidão e os ingredientes necessários para torná-la efetiva. O componente mais crítico, diz ele, é apreciação.

“A apreciação pode ser entendida quando há o aumento da percepção do que é recebido”, diz ele.

“O valor percebido e, mais importante, o aumento do valor percebido, é extremamente importante para a gratidão”.

Ironicamente, o trauma pode ser um dos meios mais eficazes para desencadear a apreciação.

Em nossas vidas diárias, podemos nos acostumar com a rotina, e isso pode nos levar a ignorar as pequenas coisas que apreciamos.

“Quando você experimenta um evento traumático … você começa a notar bênçãos simples”, diz Philip.

Exercícios como contar suas bênçãos também mostraram ser efetivos no ensino de apreciação.

Ele diz que quanto mais aprendemos sobre gratidão, mais aprenderemos a cultivá-lo e usá-lo como uma ferramenta para uma melhor saúde, felicidade e longevidade.

“A gratidão tem uma variedade de efeitos para nós”, diz Sara. “No final, expressar gratidão constrói uma ponte para outras pessoas e convida-as a atravessá-la”.

Quatro maneiras de aumentar a gratidão

  1. Mantenha um boletim de gratidão. Escreva três a cinco coisas para as quais você é grato – todos os dias – e explique por que cada um faz você agradecer.
  2. Conte suas bênçãos. Antes de ir dormir todas as noites, lembre-se de uma ou duas coisas pelas quais você é grato.
  3. 3. Escreva uma carta de gratidão. Escreva uma carta a alguém em seu presente ou passado para quem você é grato.
  4. Faça uma visita de gratidão. Se você escreveu uma carta ou nota de gratidão, visite a pessoa a quem é dirigida e leia em voz alta.

 

Com informações do GoodNet.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Rafaela Vieira
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Prefeitura de Ibaté realiza ações do Outubro Rosa no Calçadão da Praça Central

Com as presenças do vice-prefeito Horácio Sanchez (PSDB) e do deputado federal Lobbe Neto …