Neste segundo semestre de 2017, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está dando continuidade aos encontros mensais voltados ao empoderamento de familiares e/ou cuidadores de pessoas com altas habilidades. As atividades, gratuitas e abertas a todos os interessados, são realizadas por docentes e estudantes vinculados ao curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade. Os encontros integram a atividade de extensão “Espaço de empoderamento para famílias de pessoas com altas habilidades”, coordenada por Rosemeire de Araújo Rangni, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

Pessoas com altas habilidades são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade e grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Rosemeire Rangni destaca a importância de, uma vez detectada a precocidade, prover estímulos específicos à criança com altas habilidades. Ela ressalta também que tanto o diagnóstico quanto essa oferta de oportunidades devem ser fruto de um trabalho conjunto entre escola e família. “Essas crianças em geral têm uma comunicação e uma verbalidade muito mais evoluídas do que outras na mesma faixa etária. Em outros casos, elas caminham mais cedo, ou falam mais cedo, ou têm facilidade para leitura. São muito curiosas, conversam sobre assuntos que não são propriamente para a idade em que se encontram. Perguntam muito e têm muita energia, o que, não raro, acaba por confundi-las com crianças hiperativas”, descreve a professora da UFSCar.

A atividade de extensão coordenada por Rangni, realizada desde 2016, tem justamente o objetivo de empoderar familiares e cuidadores de crianças e jovens com altas habilidades, em um espaço de informação e debate sobre o assunto e a respeito do direito ao atendimento educacional especializado. Os próximos encontros deste semestre acontecem nas seguintes datas, sempre das 18 às 20 horas, no prédio da Educação Especial, na área Sul do Campus São Carlos: 8/11 e 6/12. Não é necessário fazer inscrição e mais informações podem ser obtidas pelos e-mails rose.rangni@uol.com.br e danitielcalazans@hotmail.com.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Comércio de São Carlos aprova calendário de datas especiais para 2018

Convenção coletiva entre o Sincomercio e Sincomerciários aprovou o calendário de datas esp…