Em menos de um mês, o programa “Saúde Cidadã” já realizou cerca de 1 mil exames e quase 50 cirurgias em pacientes que aguardavam atendimento na fila de espera. A informação é da secretária de Saúde, Eliana Honain, que participou do programa “Canal Direto com a Prefeitura” nesta segunda-feira (6).

Segundo Eliana, a grande demanda da população é de ultrassonografias de diversas especialidades (cerca de seis mil). “Nós temos feito 500 por final de semana”, disse a secretária. Normalmente, o SUS realiza 22 cirurgias mensais, em média. Pelo “Saúde Cidadã”, foram 16 apenas nesta semana.

“Nós estamos fazendo contato por telefone. As pessoas manifestam interesse, vêm até a Secretaria de Saúde e já saem com o agendamento”, ressalta Eliana.

A secretária destaca que os pacientes devem ter o cadastro atualizado nas unidades de saúde em que são atendidos. Além disso, caso não haja mais interesse pelo atendimento ou surja um imprevisto, é preciso comunicar.

“Se você recebeu o telefonema e não tem mais interesse, avisando-nos com 24 horas de antecedência, há a possibilidade de passar para outro paciente e remarcar o atendimento.”

Para Eliana, a meta não é só zerar a fila de espera. “Vamos mensurar qual é nossa necessidade mensal em cada procedimento, para que as filas não perdurem e a gente possa trabalhar em um número necessário para atender à demanda da população”, explica.

Próxima etapa

A próxima etapa do Saúde Cidadã será somente com consultas de especialistas. “Temos uma demanda extremamente reprimida em oftalmologia, neurologia e urologia. Estamos fazendo contato com os profissionais para o planejamento dos mutirões”, antecipa.

O “Saúde Cidadã” é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, a Maternidade Gota de Leite e a Santa Casa de Araraquara. O programa, além de zerar as filas, também ajuda no atendimento de urgência e emergência, como as UPAs (unidades de pronto atendimento).

“Nós evitamos que a pessoa, por falta de diagnóstico ou resolução do problema, retorne constantemente à UPA. Fazendo o procedimento, acabamos com o problema de saúde dela”, explica Eliana.

O “Canal Direto com a Prefeitura” é exibido pela página “Prefeitura de Araraquara” no Facebook, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30. Nesta terça-feira (7), o programa é especial e dá lugar ao “Conversa com o Prefeito”, oportunidade em que o prefeito Edinho responde a perguntas da população.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Boas Ações

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Comércio de São Carlos aprova calendário de datas especiais para 2018

Convenção coletiva entre o Sincomercio e Sincomerciários aprovou o calendário de datas esp…