Café faz bem sim! Tomar 3 xícaras por dia reduz as chances de morrer de forma prematura, em relação a quem não toma a bebida.

A constatação é de um especialista em saúde pública da Universidade Southampton, no Reino Unido.

Robin Pole revisou 201 pesquisas e 17 estudos clínicos de todos os cantos do mundo para concluir que o café não é um vilão da alimentação.

“Beber café aparenta ser seguro dentro dos padrões usuais de consumo”, afirmou o pesquisador, ou seja, sem excessos.

Seu artigo, publicado no BMJ Britsh medical journal, diz que o café está ligado a baixos índices de doenças cardíacas e de mortalidade por todas as causas.

E se você bebe mais de três xícaras, não chega a fazer mal, mas os benefícios são menos evidentes.

Outros benefícios

A bebida mais consumida no mundo – além da água – também foi associada a riscos mais baixos de diversos tipos de cânceres, como de próstata, endométrio, pele e fígado, além de prevenir diabetes tipo 2, pedra na vesícula biliar, gota e cirrose hepática.

Motivos

As pesquisas analisadas eram na maioria observacionais, ou seja, não aprofundaram nos motivos do café trazer esses benefícios, e podem ter sido casuais.

Mais testes teriam que ser feitos para encerrar o papo de vez.

Cuidados

Em um editorial publicado junto à pesquisa, Eliseo Guallar, professor de medicina e epidemiologia na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, foi mais ponderado.

“Café é seguro, mas segure a onda”, disse, em tradução livre.

“Café previne doenças crônicas? Nós simplesmente não sabemos. Os médicos deveriam recomendar café para prevenir doenças? As pessoas deveriam começar a tomar café pensando na saúde? A resposta para ambas a questão é ‘não’”, completa.

De acordo com a pesquisa, mulheres grávidas e que tem propensão a sofrer fraturas não devem beber café.

Com informações da Revista Galileu

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

NAS ONDAS DO RÁDIO: ‘Acontece São Carlos’ estreia nesta segunda-feira

Estreia segunda-feira (11), a partir das 17h45, na rádio São Carlos AM 1450, o jornal Acon…