São Carlos, Araraquara e Rio Claro (SP) disponibilizam serviços de tratamento público para quem quer parar de fumar. Os atendimentos oferecidos são gratuitos.

Araraquara

Em Araraquara, a Secretaria Municipal de Saúde oferece o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que é realizado em grupo, apesar de contar com apoio médico individual.

Para participar, o interessado deve procurar uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no bairro em que mora. No local, é preciso responder a uma entrevista e a uma guia de encaminhamento para o programa, que analisa os riscos que o paciente corre. A prioridade vai de acordo com a classificação de critérios da secretaria.

O setor responsável pela análise da ficha avisa à unidade de saúde que entra em contato com o interessado e informa data, local e horário. Geralmente ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira.

O tratamento tem duração de seis a sete semanas e recebe tabagistas em dois grupos de até 20 pessoas cada: às terças-feiras, das 14h às 17h, e às segundas, das 18h30 às 21h30.

Rio Claro

Em Rio Claro, o interessado também deve procurar uma UBS próxima do bairro onde mora e deixar o número de contato e os dados.

A Fundação de Saúde entra em contato com o interessado para os próximos procedimentos. Existe uma lista de espera que avalia quem tem prioridade, como pessoas que ficaram com outros problemas de saúde decorrentes do uso do cigarro.

Quando selecionado, o tabagista participa de um grupo de palestras motivacionais durante 4 meses, que ocorrem no Centro Comunitário Beija-Flor, e é acompanhado por dois psicólogos, um médico e uma enfermeira.

Podem participar interessados acima de 18 anos. O tratamento é promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

São Carlos

Em São Carlos, a Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim São Carlos. Lá, o tabagista pode participar de um grupo de terapia comportamental e avaliação médica e, se necessário, fazer uso de medicação.

Para participar, o interessado deve ir até a unidade com o cartão do SUS, fazer o cadastro e passar por uma entrevista com uma enfermeira. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais.

A USF do Jardim São Paulo fica na Rua Treze de Maio, nº 1173, e fuciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Boas Ações

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

NAS ONDAS DO RÁDIO: ‘Acontece São Carlos’ estreia nesta segunda-feira

Estreia segunda-feira (11), a partir das 17h45, na rádio São Carlos AM 1450, o jornal Acon…