O metalúrgico e fotógrafo de São Carlos, Daniel Silva fez lindas imagens da última super lua de 2017. A imagem foi capturada pelas lentes de Daniel Silva no final da madrugada desta segunda-feira (4). Esta foi uma das maiores deste ano e chamou muito a atenção de todos.

O fenômeno, como explica Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ocorre toda a vez que uma lua cheia coincide com a aproximação do astro com a Terra. “Não é algo raro e acontece em média uma vez ao ano”, acrescenta ele. O ano passado, no entanto, foi contemplado com três superluas. “O que é mais raro.”

Neste ano, segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, a lua ficará totalmente cheia por volta das 13h47 (horário de Brasília) de domingo, mas o auge do perigeu (momento em que ela estará mais próxima da Terra) foi às 6:45 de segunda-feira (4), quando estará a 357.492 km da Terra.

A distância média do corpo celeste para nosso planeta é de 384.402 km. Em 1948, a Lua e a Terra alcançaram uma distância de 356.462 km, a menor já registrada pelos astrônomos. No ano passado, a distância chegou a 356.511 km, a mais próxima dos últimos 69 anos. A próxima está prevista já para janeiro de 2018.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

NAS ONDAS DO RÁDIO: ‘Acontece São Carlos’ estreia nesta segunda-feira

Estreia segunda-feira (11), a partir das 17h45, na rádio São Carlos AM 1450, o jornal Acon…