De 2 a 9 de dezembro, em todas as Unidades do Sesc SP, acontece a Semana Inclusiva. A edição 2017 conta com mais de 150 atividades, como oficinas, teatro, cinema, música, palestras, entre outros. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a acessibilidade nos seus aspectos culturais, educativos e relacionais.

Uma parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, em São Carlos, com a Prefeitura Municipal e apoio do INSS.

Viver a cidade, aproveitar as oportunidades culturais que ela proporciona ter direito de ir e vir com autonomia e usufruir das experiências presentes no centro e nos bairros, encontrar pessoas e dialogar com elas: são dimensões essenciais para uma vida plena para qualquer um de nós.

Mas nem todos são contemplados pelas cidades de hoje, com as dificuldades que apresentam. As pessoas com deficiência muitas vezes encontram barreiras culturais, físicas e de comunicação no ambiente, prejudicando o exercício de sua cidadania. Uma cidade para todos, portanto, é um compromisso de toda a sociedade com a pluralidade e o respeito às diferenças.

No dia 3 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco para discutir, ampliar e planejar um cotidiano com maior qualidade de vida a esta população, entrelaçada à vida de toda a sociedade.

O Sesc São Paulo é parceiro da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, (SEDPcD) que realiza a Virada Inclusiva, reforçando  a relevância social desta iniciativa. Como forma de discutir  e buscar possibilidades concretas de inclusão, o Sesc promove a Semana Inclusiva, programação diversificada em várias unidades da capital, interior e litoral.

Em São Carlos, o Sesc realiza a Semana Inclusiva em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda; Secretaria Municipal da Fazenda; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Comunicação; e Fundação Pró-Memória. A programação conta ainda com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

PROGRAMAÇÃO EM SÃO CARLOS

Dança

Duo para dois perdidos

Com Dual Cena Contemporânea

Baseado no universo do texto teatral Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, o espetáculo aborda a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. Criação e direção: Ivan Bernardelli. Intérpretes: Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa. Para públicos com e sem deficiência.

Dia 7, quinta, às 20h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. 10 anos

Esporte e Atividade física

Festival de natação inclusiva

Com instrutores do Sesc

Festival de modalidades aquáticas no qual participam pessoas com e sem deficiências. Para alunos matriculados no Programa de Práticas Aquáticas do Sesc São Carlos e instituições convidadas.

Dia 9, sábado, das 10h30 às 13h.

Piscina aquecida. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas.

Música

Coral Além do Olhar

O coral foi idealizado pela professora Ivone Camargo e iniciou suas atividades em 2012. Atualmente conta com 15 pessoas com deficiência visual. Tem como regente atual a professora Mirian Camargo Antunes.

Dia 9, sábado, às 10h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

Tecnologias e Artes

Oficinas

Impressão de prótese 3D

Com Anibal dos S.P. Junior, da AJ 3D printer

A oficina apresenta parte do universo da tecnologia de impressão 3D e como ela pode ajudar as pessoas com deficiência física de forma inclusiva e econômica. Os participantes aprendem como imprimir e montar uma prótese a partir de projeto disponibilizado pela ONG norte-americana E-nable.

Dias 6 e 7, quarta e quinta, das 17h30 às 21h30.

Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas

no momento da inscrição ou ainda pelo endereço eletrônico

agendamento@scarlos.sescsp.org.br ou pelo telefone (16) 3373-2333, com até 48

horas de antecedência do início da atividade. Vagas limitadas. 10 anos

Aplicativos que auxiliam pessoas com deficiência

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes

Conheça aplicativos gratuitos que foram desenvolvidos com o intuito de auxiliar as pessoas com deficiência para o uso no seu dia a dia.

Dia 7, quinta, das 15h30 às 17h.

Dia 9, sábado, das 15h30 às 17h.

Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Não sequencial. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas

no momento da inscrição ou ainda pelo endereço eletrônico

agendamento@scarlos.sescsp.org.br ou pelo telefone (16) 3373-2333, com até 48

horas de antecedência do início da atividade. Vagas limitadas. Livre

Passeio

Museu de São Carlos

Uma visita guiada ao museu localizado na Estação Ferroviária e que, recentemente, ganhou uma série de recursos de acessibilidade. Além da parte física, foram produzidos vídeos-guia para pessoas com deficiência auditiva, audioguia para pessoas com deficiência visual, além de legendas em braile. Duração da visita ao museu: aproximadamente 50 minutos.

Dia 9, sábado, às 11h e às 14h. Inscrições antecipadas na Central de atendimento do Sesc. 12 vagas para pessoa em cadeiras de roda e 8 vagas para acompanhantes por horário. Ponto de embarque e de desembarque final: Sesc.

Plantão de serviços

SIM Móvel

A unidade móvel dos Serviços Integrados do Município atenderá às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, realizando cadastro para o cartão de estacionamento do idoso (necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, CNH e documento do veículo) e da pessoa com deficiência (necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, CNH, documento do veículo, atestado médico constando o CID e, em caso de pessoas com deficiência intelectual, cópia simples de documento de identidade oficial com foto, assinatura e CPF do representante legal em validade e do documento que comprove esta representação legal do requerente como procuração, tutela ou curatela).

Dia 9, sábado, das 10h às 16h.

Área de convivência externa.

Mais Acesso

Instituído por meio da Lei Municipal 17.825/16, o cartão é um instrumento comprobatório da condição de deficiência do titular, para que ele possa usufruir de direitos garantidos por lei na cidade, simplificando o acesso da pessoa com deficiência em locais públicos e privados. O cartão será emitido na hora mediante a apresentação de todos os documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço, laudo médico com CID atestando a deficiência cuja data de emissão não exceda 120 dias no momento de solicitação do cartão e foto 3×4 recente.

Dia 9, sábado, das 10h às 16h.

Área de convivência externa.

Orientação e informação sobre benefícios previdenciários e direitos das pessoas com deficiência

Como parte do programa de Educação Previdenciária, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) traz informações e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários para pessoas com deficiências, como o benefício da prestação continuada (BPC) garantido às pessoas com deficiência de longo prazo cuja renda familiar per capta seja inferior a ¼ de salário mínimo.

Dia 9, sábado, das 12h às 16h. Área de convivência externa.

Serviço:

Data: De 2 a 9 de dezembro, em todas as Unidades do Sesc SP

GRÁTIS. Parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, em São Carlos, com a Prefeitura Municipal e o INSS.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por JEFERSON VIEIRA
Carregar mais por Boas Ações

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

NAS ONDAS DO RÁDIO: ‘Acontece São Carlos’ estreia nesta segunda-feira

Estreia segunda-feira (11), a partir das 17h45, na rádio São Carlos AM 1450, o jornal Acon…