23/03/2024 às 16h29min - Atualizada em 23/03/2024 às 16h29min

MEC oferta quase 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

A seleção interna dos candidatos nas instituições de educação superior deve ser feita até 30/04. A inscrição na Capes vai de 02 a 16/05

Ascom MEC
Portal Agência Gov
Divulgação / MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu, na última quinta-feira, 21/03, o processo de seleção para a edição de 2024 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), que ofertará até 2.976 bolsas de estudo. O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à qualificação acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países.
 
Para ser beneficiado com uma bolsa, o candidato deve participar, até 30/04, de seleção interna na instituição de educação superior onde cursa o doutorado. Após essa etapa, começará a fase de inscrição no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes), que vai de 02 a 16/05. A publicação da relação dos aprovados está prevista para 19/07, e as atividades no exterior devem ter início entre setembro e novembro deste ano.  
 
O selecionado receberá bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, além do adicional de localidade, quando for o caso. A duração dos benefícios varia de três a seis meses. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado, comprovar qualificação para o PDSE e ter declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e pelo orientador no Brasil.  
 
A condição de brasileiro nato ou naturalizado também é exigida. No caso de estrangeiros, estes devem possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Além disso, é necessário ter o identificador Orcid (Open Researcher and Contributor ID) válido no ato da inscrição e não ter recebido bolsa de doutorado-sanduíche anteriormente. Se o candidato for bolsista no doutorado com recursos federais, precisará pedir a suspensão ou o cancelamento do benefício.   
 
Só poderão indicar candidatos os programas de pós-graduação com notas iguais ou superiores a 4 na Avaliação Quadrienal da Capes. Os cursos de doutorado novos podem apresentar propostas desde que já tenham sido reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).  
 
Os critérios de elegibilidade para o candidato e a instituição, assim como as etapas da seleção, estão detalhados no Edital 6/2024. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]  
 
PDSE – Criado em 2006, o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior permite que pós-graduandos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles deverão retornar ao Brasil para a defesa da tese. 
 
O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica brasileira e fortalece os programas de pós-graduação nacionais.


(Com informações da Capes) 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.