Estão abertas as inscrições para o curso “Do macro ao micro na Astronomia”, destinado aos professores do Ensino Médio da disciplina de Física e áreas afins, das redes estadual, municipal e particular de ensino.
O curso é uma das ações de educação e difusão científica do projeto “Cherenkov Telescope Array: construção e primeiras descobertas”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os interessados devem se inscrever até o dia 20/04 pelo formulário neste site.
O curso foi concebido pelos professores do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Marlon Pessanha e Nilva Lúcia Lombardi Salles -; com apoio dos professores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) - Cibelle Celestino Silva (coordenadora da linha de Divulgação-Ensino) e Luiz Vítor de Souza Filho (atual presidente do conselho do Consórcio Internacional CTA; além de diversos outros pesquisadores envolvidos neste projeto.
“Do macro ao micro da Astronomia” tem como princípio didático o vínculo entre conteúdos científicos específicos de Astronomia e Astrofísica e os conteúdos pedagógicos. A proposta é estimular que o professor participante se aprofunde nessas temáticas e pense sobre o ensino desses tópicos em suas aulas. Nosso principal objetivo é que o professor tenha contato com o tema de forma mais didática e, a partir do curso, elabore atividades e propostas para serem inseridas no seu cotidiano escolar”, afirma o professor Marlon Pessanha.
Pensado para facilitar o acesso dos professores, o curso terá dois encontros presenciais, abertura e encerramento, e todas as aulas serão em formato EaD. “O formato EaD é uma ferramenta que proporciona uma flexibilidade aos professores. Essa liberdade permite que eles ampliem seus conhecimentos e atualizem a sua prática pedagógica, enriquecendo suas habilidades e conhecimentos”, diz a professora Nilva Lúcia Lombardi Salles.
A participação é gratuita e o curso oferece certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte e-mail: [email protected]
(Com informações da assessoria de comunicação do IFSC-USP)