08/04/2024 às 09h14min - Atualizada em 08/04/2024 às 09h14min

Capes concederá 800 bolsas para extensão em Matemática ou em áreas afins

Podem participar medalhistas da OBM e da OBMEP e licenciandos que lecionaram por pelo menos dois anos pelo Programa de Iniciação Científica Jr

CGCOM / Capes
Portal Agência Gov
Ilustração
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou um acordo na última terça-feira (02/04) com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para a concessão de 800 bolsas de iniciação à extensão. A assinatura ocorreu na sede do Impa, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República; Camilo Santana, ministro da Educação; e Denise Pires de Carvalho, presidenta da Fundação.
 
Pela parceria, a Capes concederá os benefícios a estudantes de graduação que passarem por processos seletivos conduzidos pelo Impa. O público-alvo é composto por medalhistas de qualquer edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) matriculados em cursos de bacharelado em Matemática ou em áreas afins, como Engenharias, Ciências e Tecnologia. Também poderão participar licenciandos em Matemática que tenham tido experiência como professores do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) por, pelo menos, dois anos.
 
As bolsas de R$ 700 durarão um ano e sua distribuição se dará em duas etapas. A primeira começará neste mês e englobará 400 benefícios. A outra está prevista para abril de 2025, com a metade restante. O investimento estimado para a iniciativa, denominada Programa de Iniciação à Extensão Capes – Impa/OBMEP (PBIEXT-OBMEP, que substituirá o PIC), é de R$ 6,72 milhões.
 
O PBIEXT-OBMEP preparará os estudantes para carreiras científicas e tecnológicas ao aprofundar os conhecimentos em Matemática e desenvolver habilidades para atuarem como professores. Com isso, o Programa fortalecerá a participação de estudantes de graduação em atividades de extensão, propiciará o acesso a uma sólida formação, atrairá pesquisadores para os programas de pós-graduação de Matemática e áreas correlatas e aprimorará a formação desde o início, ao aproximar universidades de escolas da educação básica.
 

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