11/04/2024 às 19h28min - Atualizada em 11/04/2024 às 19h28min

Unidades de Saúde de São Carlos estarão abertas no próximo sábado (13) para multivacinação

Vacinas serão administradas em UBSs e USFs das 8 às 14 horas

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
ATUALIZAÇÃO (20h30, 12/04): Nota da SMS/PMSCA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que durante o Dia D,  dia de vacinação contra a nfluenza para grupos prioritários e vacina de rotina para adultos e crianças, marcado para este sábado (13/04), das 8 às 14 horas, nas unidades de saúde, com exceção das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, Cidade Aracy e do Botafogo, não serão aplicadas doses da vacina bivalente usada para de reforço contra a covid-19 em adultos, em virtude da falta do imunizante que não está sendo repassado neste momento pelo Ministério da Saúde. A vacina contra a covid-19 para crianças será aplicada normalmente. A vacina contra a varicela, com problema de desabastecimento do Governo do Estado de SP, também não será aplicada neste sábado (13). O imunizante estará disponível nas unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira (15/04), porém o município recebeu poucas doses do imunizante.


No próximo sábado, 13/04, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Carlos (SP) vai realizar o Dia D de Vacinação. Com exceção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila São José, Cidade Aracy e do Botafogo, que estão com prédios passando por reformas, as demais unidades básicas e Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas, das 8 às 14 horas, para vacinação de adultos e crianças. 
 
No ato da vacinação as pessoas devem apresentar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação. Além da vacina contra a influenza (gripe), a população também poderá aproveitar para atualizar a carteira de vacinação já que serão ofertados todos os imunizantes que constam do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
 
Vale ressaltar que neste momento podem receber a vacina contra a gripe as pessoas dos grupos prioritários. A dose deve ser anual, pois a composição é alterada de acordo com a circulação viral e a proteção tem duração somente por 12 meses. É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. 
 
Desde 25/03 último, início da campanha contra influenza, 12.005 pessoas já foram imunizadas no município, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 14,37%. A meta é vacinar 101.212 pessoas em São Carlos.
 
 “Procure uma das unidades de saúde para atualizar a carteira de vacinação dos seus filhos e também para receber a dose contra a influenza. É importante que adultos e crianças aproveitem a oportunidade para colocar a vacinação em dia porque os imunizantes são seguros e estimulam o sistema imunológico a proteger contra as doenças transmissíveis e complicações graves. Temos a tarefa de recuperar as coberturas vacinais, atingindo a meta de cada vacina recomendada para cada faixa etária”, salientou Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.