12/04/2024 às 11h19min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h19min

IFSC-USP implementa Programa Vem Saber na cidade de Descalvado

Parceria envolve estudantes, professores, comunidade e a Universidade

Rui Sintra / Assessoria de Comunicação IFSC - USP
Portal USP São Carlos
Divulgação / IFSC-USP
Foi lançada oficialmente no último dia 04/04, no auditório da Biblioteca Comunitária de Descalvado (SP), a implantação do Programa Vem Saber – Módulo Descalvado, constituindo uma nova fase de um projeto da Universidade de São Paulo, através do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), criado e coordenado pelo docente e pesquisador do mesmo Instituto, Antônio Carlos Hernandes.
 
Iniciado há cerca de 24 anos e tendo adotado várias denominações ao longo dos anos, o atual Programa Vem Saber consolidou-se no IFSC/USP como um projeto cuja ideia principal é convidar os jovens alunos do Ensino Médio das escolas do Estado de São Paulo a visitarem o Campus USP em São Carlos, no sentido de os motivar a continuarem seus estudos para darem o passo fundamental de suas vidas rumo ao ensino superior, objetivos esses que se inserem em um processo de transformação social através da educação (VEJA AQUI).
 
Neste sentido, o projeto do Programa Vem Saber – Módulo Descalvado - entra em uma nova etapa, com a Universidade de São Paulo indo ao encontro da sociedade e das escolas, fora dos seus próprios muros.
 
Este programa tem a particularidade de contar com uma parceria forte constituída pela Prefeitura Municipal de Descalvado, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, a Escola Estadual José Ferreira da Silva, a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos e os agentes econômicos locais, esperando-se que, todos juntos, contribuam para o processo de formação dos jovens alunos do Ensino Médio da cidade.
 
Na apresentação do Programa Vem Saber – Módulo Descalvado, que terá a duração de três anos, o professor Antônio Carlos Hernandes recordou o trabalho que foi feito ao longo dos anos até chegar a este ponto e os momentos em que, acompanhado pelo educador professor Herbert João Alexandre, visitou a EE José Ferreira da Silva pela primeira vez. “Fomos recebidos muito bem, tanto pelos alunos quanto pelos professores e, nessa visita, tive a oportunidade de conhecer este espaço onde ocorre esta cerimônia de apresentação – a Biblioteca Comunitária de Descalvado -, que faz parte integrante da escola e que de algum modo estava subaproveitada. Graças à parceria que entretanto foi firmada, conseguiu-se revitalizar o espaço, recuperar este auditório onde estamos e cuja inauguração da revitalização ocorrerá daqui a pouco, tornando todo o conjunto em uma espécie de ‘sede’ do Programa Vem Saber – Módulo Descalvado, onde os destaques serão ações direcionadas às áreas de ciência e tecnologia, e consequentemente, disponibilizar um espaço não só dedicado à escola, como também aberto a toda a comunidade desta cidade”, pontuou Hernandes.
 
Após a apresentação do programa, o diretor do IFSC/USP, professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, usou da palavra, tendo sublinhado que a educação é o maior desafio que existe no país, que ainda possui chagas abertas, principalmente devidas a uma herança escravagista e à desigualdade social. “Sem uma educação de qualidade não é possível fazer uma transformação social e essa é uma responsabilidade de todos nós, da sociedade – governantes, empresários, profissionais da educação. O professor Antônio Carlos Hernandes escolheu como um de seus projetos de vida fazer divulgação científica, levar a Universidade para fora de suas portas. Com este projeto em particular, ganhamos sinergias para termos capacidade de fazermos mais e melhor em prol da educação, em prol dos mais jovens”, pontuou Oliveira Jr.
 
Segundo o diretor do IFSC/USP, a principal missão da Universidade é formar recursos humanos altamente qualificados, a geração e a difusão do conhecimento pela sociedade: “Esta iniciativa criada e coordenada pelo professor Hernandes constitui uma das mais eficientes no Estado de São Paulo e é uma honra o IFSC/USP poder estar vinculada a ela em prol da educação dos jovens e, neste caso, aos da cidade de Descalvado”.
 
Outro destaque foi o uso da palavra do Prefeito Municipal de Descalvado, Antonio Carlos Reschini, que, com emoção, salientou: “É gratificante estar participando deste encontro. Quando nós somamos, as coisas caminham e dão certo. Esse projeto que vocês trazem para Descalvado é maravilhoso. Digo para vocês, da USP, que nós somos parceiros, podem contar com o prefeito, com os vereadores. Vamos estar sempre presentes”.
 
De forma resumida, os vetores desta parceria compreendem:
 
Estudantes: Desenvolvimento de projetos de Pré-Iniciação Científica / Formação para o Ensino Superior / Projetos de Vida;
 
Professores: Formação continuada em Ciências da Natureza / Projetos de Investigação Científica;
 
Comunidade: – Palestras sobre Ciências, Tecnologia e Inovação / Ações esportivas e culturais / Frequência na Biblioteca Comunitária;
 
Parceiros: Integração com a USP / Resolução de problemas / Formação Complementar de Recursos Humanos / Formação de professores do ensino fundamental.


(Colaboração: Edmílson Lucheci, assessor de comunicação da EESC-USP)
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.