18/04/2024 às 20h12min - Atualizada em 18/04/2024 às 20h12min

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Fenômeno pode ocorrer após uma massa de ar frio e seco afastar a instabilidade da região

Portal Inmet
Divulgação / Inmet
Áreas de instabilidade e uma frente fria que se desloca pela Região Sul do Brasil provocaram chuva intensa e tempestades localizadas na noite da última terça-feira (16/04). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram atingidas localidades de Santa Catarina e áreas do centro-norte e leste do Paraná. Já o oeste do Rio Grande do Sul teve ar frio e seco devido ao avanço de um sistema de alta pressão atmosférica.
 
Desde a segunda-feira (15) até as 15 horas de terça-feira (16) as estações meteorológicas automáticas do Inmet, localizadas em municípios do Rio Grande do Sul, registraram altos acumulados de chuva. Em Santiago foi registrado 128 milímetros (mm), em São Luiz Gonzaga a estação marcou 100 mm e, em Caçapava do Sul, o acumulado foi de 93,8 mm.
 
Na manhã de quarta-feira (17), no Paraná, houve muita nebulosidade e alguns chuviscos. Desde ontem e nos próximos dias da semana, uma nova massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e permite dias ensolarados na maior parte da Região Sul. Entretanto, as noites e madrugadas devem ser de frio nos próximos dias. Já o período da tarde pode ter temperaturas um pouco elevadas.
 
O Inmet ressalta que, com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de 0ºC nas áreas de baixada das serras gaúcha e catarinense.
 
Devido a essa configuração, nas partes mais altas da serra e planalto, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20/04.
 
O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no seu website e nas redes sociais do Instituto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.