22/04/2024 às 18h29min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h29min
DAEE e SAAE começam ação para limpar e desassorear rios e córregos em São Carlos
Redução de riscos de enchentes e melhoria da qualidade das águas são os principais objetivos
Assessoria de Imprensa / SAAE
SAAE
Divulgação / SAAE O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do Governo do Estado de SP, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), de São Carlos (SP), começou na última quarta-feira, 17/04, uma atividade importante para a preservação dos rios e córregos do município.
Por meio do “Programa Rios Vivos”, o DAEE oferece às cidades beneficiadas os serviços de limpeza e desassoreamento dos rios e córregos urbanos, com objetivo de reduzir problemas de enchentes e garantir a melhoria da qualidade das águas e do meio ambiente.
Estas ações começaram pelo Córrego do Tijuco Preto e se estenderão ao Córrego do Galdino, na região do Valparaíso, e ao Córrego do Monjolinho, na área de captação do Espraiado, uma das principais fontes de abastecimento de água em São Carlos. O SAAE foi responsável pela elaboração do convênio, atendendo às exigências do DAEE, que é quem assume todos os custos dessa execução.
De acordo com o gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE, Eduardo Casado, este é um passo fundamental para manter a qualidade de nossos rios e córregos e suas respectivas margens de áreas de vegetação nativa. “Limpeza e desassoreamento são serviços necessários em praticamente todos os rios urbanos. E é justamente o que estamos fazendo, por meio dessa parceria com o DAEE, dando nossa contribuição para preservar nossas águas, esse patrimônio natural que pertence e abastece a todos. E o melhor: a custo zero para o SAAE, já que todo o trabalho é conduzido e custeado integralmente pelo DAAE. A previsão é de que o trabalho seja concluído em até 30 dias”, informa Casado.