03/05/2024 às 07h49min - Atualizada em 03/05/2024 às 07h49min

Vacina contra a gripe é liberada para todos os públicos a partir desta sexta (03)

Em 2023, São Carlos atingiu 58% de cobertura vacinal dos grupos prioritários

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Carlos (SP), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a partir desta sexta-feira (03/05), São Carlos vai ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população maior de 6 meses de idade, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS).
 
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, no entanto, até ontem (02/05) a cobertura vacinal dos grupos elegíveis para avaliação totalizou 29,89%, o que corresponde a 26.572 doses aplicadas. Das categorias para cobertura vacinal segundo o MS para a campanha desse ano, nossas gestantes atingiram até agora 10,89%, as puérperas 5,60%, as crianças 19,74% e os idosos 34,01%.
 
O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e óbitos pela infecção causada pelo vírus influenza. Por isso, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
 
“Apesar de liberada para todos os públicos acima de seis meses, a diretora de Vigilância em Saúde reforça a importância de os públicos prioritários buscarem a imunização contra a influenza. Quanto mais pessoas vacinadas, maior proteção teremos contra o vírus da gripe, evitando assim casos graves da doença e internações. A vacina segue sendo fundamental na prevenção de doenças”, disse Denise Martins.
 
Depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir proteção à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes da queda das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.
 
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), de segunda até sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José, que está em reforma. No ato da vacinação, as pessoas devem levar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação. Em 2023, o município de São Carlos atingiu 58% de cobertura vacinal dos grupos prioritários.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.