10/05/2024 às 22h33min - Atualizada em 10/05/2024 às 22h33min

Gestantes, bebês e puérperas contam com novo ambulatório especializado em São Carlos

Os encaminhamentos para atendimentos serão referenciados pela atenção básica através das unidades de saúde do município

Da Redação
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
A Prefeitura de São Carlos (SP) inaugurou na manhã de ontem (09/05), na Avenida São Carlos nº 947, o Ambulatório Materno Infantil Intermediário “Suely Fernandes”, que fará atendimento referenciado especializado na atenção e assistência durante o pré-natal de gestantes, recém-nascidos e puérperas. O novo ambulatório teve investimento de R$ 345 mil, sendo R$ 193 mil destinados por meio de emenda parlamentar local.
 
O objetivo é estratificar o risco obstétrico visando a redução da mortalidade materno infantil e oferecer a cada gestante atendida o cuidado necessário às suas demandas por equipes com nível de especialização e qualificação formada por médicos ginecologistas e obstetras; pediatras; médicos ultrassonografistas; enfermeiras; auxiliar/técnicas de enfermagem, fisioterapeutas; nutricionistas; auxiliares administrativos e profissionais de serviços gerais.
 
Serão público-alvo do atendimento especializado com ofertas de consultas de obstetrícia, pediatria, fisioterapia, nutricionista e exames de ultrassonografia, as gestantes com hipertensão arterial crônica leve; diabete gestacional controlada com dieta; gestantes que apresentam infecção do trato urinário de repetição; gestantes com obesidade grau 2 e gestantes com anemia moderada. 
 
Os atendimentos incluem ainda, ajustes de conduta, avaliações de vitalidade e crescimento fetal, avaliando a peculiaridade de cada caso e após, sendo contra referenciada à sua unidade de origem com o plano de cuidados pré-estabelecidos. O ambulatório possui atendimento com prontuário eletrônico e painel touch na entrada da unidade.
 
A partir de 36 semanas de idade gestacional, as gestantes terão o acompanhamento exclusivo no ambulatório. A proposta engloba também o acompanhamento puerperal e a puericultura dos recém-nascidos até aos 2 anos de vida (fisioterapia, nutrição, introdução alimentar e orientação odontológica) e das gestantes que necessitaram do acompanhamento, avaliando o momento da alta.
 
O Ambulatório Materno Infantil Intermediário servirá de apoio às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) para qualificação da atenção à saúde da mulher no ciclo da gestação, do parto e do puerpério na rede de atenção materno infantil, com foco na atenção ambulatorial integrada à atenção primária à saúde, atuando em regime de matriciamento em parceria às UBS’s e USF’s, oferecendo suporte a patologias, além do que é oferecido na Rede Básica.
 
Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), explica que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez uma reestruturação da assistência a gestante no município, definindo que a atenção para a mulher de baixo risco continua sendo feita nas UBS’s e USF’s.
 
“Já as mulheres com gestação de maior gravidade terão atendimento referenciado no Ambulatório Materno Infantil Intermediário que atenderá alguns CID’s [Classificação Internacional de Doenças] de gestantes com assistência adequada as patologias de risco, evitando assim agravo de doenças e a mortalidade materna”, detalha Crislaine.
 
Camila de Oliveira Elias, articuladora de atendimento materno, ressaltou que o pré-natal intermediário será um serviço de apoio que vai identificar, via protocolo, as gestantes de risco e referenciar o atendimento pelo sistema CROSS para tratamento das patologias que não se enquadram na gestão de alto risco, porém necessitam de atenção intermediária a atenção básica.
 
“Os médicos e equipe multiprofissional farão os atendimentos destas gestantes com consultas e exames de imagem ou laboratório, para que elas tenham a saúde controlada e não tenham que ir para o alto risco, caso seja necessário esse encaminhamento também será referenciado até a estabilização da paciente”, destaca Camila.
 
Jôra Porfírio, secretária municipal de Saúde, enfatiza que o ambulatório representa um reforço a assistência especializada das gestantes: “Passamos a ter uma referência para as gestantes que antes eram enviadas diretamente para o Ambulatório da Santa Casa, além do acompanhamento dos recém-nascidos. O ambulatório vai nos ajudar a prevenir e contribuir para a redução dos índices de mortalidade infantil em nossa cidade”.
 
Lucão Fernandes, vereador e viúvo de Suely Fernandes, disse que a homenagem vai eternizar o nome da esposa que dedicou grande parte de sua vida, muitas vezes dobrando turnos de trabalho, para cuidar das pessoas. “Fico grato ao vereador Dé Alvim [autor da emenda parlamentar que contribuiu com parte dos recursos para o novo ambulatório] por indicar o nome da minha esposa. Isso ficará marcado no meu coração e da minha família, um importante espaço para acolher e tratar as gestantes e os bebês, da forma que a população merece ser atendida”, agradece Fernandes.
 
HOMENAGEADA - Suely Aparecida Rocha Fernandes da Cruz era natural de Descalvado (SP), nasceu em 31/10/1955 e dedicou 31 anos de sua vida profissional em várias empresas de São Carlos e encerrou sua carreira na Prefeitura de São Carlos, onde trabalhou por 14 anos, demonstrando sua capacidade de adaptação e excelência em diferentes ambientes de trabalho.
 
Em 15 de março de 1979, casou-se com Luís Carlos Fernandes da Cruz, conhecido como Lucão Fernandes e tiveram duas filhas: Juliana Fernandes e Fabiana Fernandes, e dois netos: Helena e Samuel.
 
Suely Fernandes faleceu em 19/05/2021, vítima de complicações da covid-19, deixando um legado de bondade, amor e cumplicidade. Sua memória continuará viva nos corações daqueles que tiveram a honra de conhecê-la, inspirando a busca por uma vida de compaixão e dedicação ao próximo.


(Com informações da Assessoria de Imprensa da PMSC)

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.