Já são 11 anos desde o início do Maio Amarelo no Brasil, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), pela redução de lesões e mortes no trânsito. A meta do movimento é diminuir o número de vítimas pela metade até 2030.
Alinhado a esse objetivo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) preparou uma programação com ações educativas e de fiscalização. A fiscalização será intensificada com um maior número de ações da Operação de Direção Segura Integrada (ODSI) com a missão de coibir a mistura de álcool e direção.
O reforço às ODSI já acontece independentemente do Maio Amarelo, como medida do Detran-SP para tornar o trânsito mais seguro. Na capital paulista, o número de veículos abordados nessas ações mais que dobrou, quando se toma o primeiro trimestre como base: foram 6.789 veículos de janeiro a março de 2024, contra 3.175 veículos em 2023, aumento de 114%. No estado, o crescimento foi ainda maior, de 132%, passando de 37.532 veículos abordados, em 2023, para 86.931, em 2024.
No campo educacional, a Escola Paulista de Trânsito (EPT), do Detran-SP, realizará uma grade diversificada de palestras, com transmissão pela internet a partir da segunda quinzena de maio. Os temas vão da comunicação no trânsito ao recém-implementado Sistema Estadual de Trânsito (Sistran), passando pela competência dos municípios na fiscalização, pelos fatores de risco no trânsito, amputação e visão zero. Várias ações educativas ocorrerão em todas as regiões do Estado de SP.