19/05/2024 às 15h37min - Atualizada em 19/05/2024 às 15h37min
IFSC-USP e UFSCar realizam avaliação de pacientes com Alzheimer
Análise é importante para que se possam identificar os sintomas precoces da doença
Assessoria de Comunicação / IFSC - USP
Portal USP São Carlos
Divulgação / IFSC-USP O Instituto de Física de São Carlos – da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), por meio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), e o Laboratório de Biologia do Envelhecimento (Laben), localizado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão realizando uma avaliação de Saúde para pessoas que possuem o diagnóstico ou suspeita de doença de Alzheimer.
Nesse sentido, esta parceria está convidando pacientes voluntários para participarem de uma avaliação de saúde composta por coleta de sangue para avaliação bioquímica e avaliação cognitiva e funcional, para análise do impacto da doença na vida cotidiana dos mesmos.
Esses exames serão realizados por profissionais especializados na área da Saúde, que irão realizar a coleta na casa dos pacientes, garantindo a sua segurança e bem-estar durante todo o processo, sendo que essa avaliação de saúde será realizada no Laben/UFSCar.
Essa análise é importante para que se possam identificar os sintomas precoces, sendo que a participação dos pacientes contribuirá para o avanço das pesquisas sobre a doença de Alzheimer, que atinge principalmente pessoas idosas e causa perda progressiva da memória, além de dificuldades na realização de atividades diárias.
Recordamos que uma das principais linhas de pesquisa do Laben é o estudo de biomarcadores para a doença de Alzheimer, onde os pesquisadores tentam buscar a validação de novos biomarcadores sanguíneos para o diagnóstico precoce e preciso da doença, os quais possuem reduzido custo e método de obtenção menos invasivo, se comparado aos procedimentos atualmente empregados.
Os interessados em participar desta avaliação de saúde podem entrar em contato como Laben/UFSCar através do telefone (16) 99183-2461, ou por meio do email [email protected].