20/05/2024 às 20h22min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h22min
Santa Casa de São Carlos inaugura unidade de tratamento de AVC
Unidade especializada conta com 06 leitos monitorizados e é um espaço dedicado exclusivamente ao cuidado de pacientes que sofreram a doença
Assessoria de Imprensa / Santa Casa
Portal Santa Casa São Carlos
Divulgação / Santa Casa São Carlos A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SP) inaugurou nesta segunda-feira (20/05) uma nova unidade especializada no atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), reforçando o compromisso com o tratamento eficaz desta grave doença.
A Unidade de Tratamento de AVC “Marco Antônio Nagliati” conta com 06 leitos monitorizados. É um espaço dedicado exclusivamente ao cuidado de pacientes que sofreram AVC, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados. A unidade também conta com equipamentos modernos, como monitor cardíaco, desfibrilador e equipamentos de emergência.
A cerimônia de inauguração foi realizada no Auditório “Alois Partel” e homenageou "Marco Antonio Nagliati", que atuou como vice-provedor da Santa Casa em 1995, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de diversas obras na Instituição. Estiveram presentes a direção do hospital, os familiares de Nagliati e autoridades municipais.
Unidade de Tratamento de AVC
Diferente de uma UTI tradicional ou uma enfermaria comum, onde pacientes com diversas patologias compartilham o mesmo espaço, a unidade de AVC da Santa Casa local irá realizar o tratamento específico do AVC, permitindo que qualquer alteração nos sinais vitais dos pacientes seja detectada precocemente, possibilitando intervenções rápidas e eficazes.
“Essa iniciativa representa um avanço significativo no cuidado aos pacientes com AVC. Existe um protocolo médico, de enfermagem, de equipe multiprofissional, para atender da melhor forma possível”, diz o coordenador da neurologia da Santa Casa, Vitor Pugliesi.
A instituição está equipada com tecnologias e metodologias avançadas para combater a doença, especialmente nas primeiras horas críticas após o evento. O uso de trombolíticos é uma das intervenções de destaque, sendo classificada como de nível de excelência. A Santa Casa já é reconhecida pelo tratamento de excelência na fase inicial do AVC e conta com uma unidade especializada para a recuperação dos pacientes.
O neurologista também ressalva que o hospital também oferece outros tratamentos, como a trombectomia, que é a retirada mecânica, por meio de um cateterismo das artérias, do trombo que impede a circulação cerebral.
“Podemos dizer que a Santa Casa conta com uma estrutura de referência e internacionalmente reconhecida de combate ao AVC. Isso é motivo de bastante orgulho e de bastante alegria para toda a sociedade de São Carlos”, completa Pugliesi.
O provedor do hospital, Antônio Valério Morillas Júnior, destacou os esforços em busca de ser uma referência regional no tratamento e os benefícios para a população. ”É uma grande satisfação e muita alegria inauguramos a unidade de AVC, após o credenciamento do Governo Federal como referência regional. É mais uma grande conquista da Santa Casa. A unidade levará o nome do ex-vice-provedor e mesário Marco Antônio Nagliatti, uma grande figura que trabalhou muito pelo hospital, pela sociedade são-carlense e da região”, fala o provedor.