21/05/2024 às 19h04min - Atualizada em 21/05/2024 às 19h04min
UFSCar sedia seminário e reunião do Conselho Pleno da Andifes
3 ex-reitores da UFSCar já foram presidentes da Associação, onde a Universidade tem atuação reconhecida e histórica
Analice Gaspar Garcia / CCS - UFSCar
Portal UFSCar
Ilustração A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia, nesta quarta e quinta-feira, o seminário (22/05) e a reunião (23/05) do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento acontece no momento em que a Andifes celebra seus 35 anos de fundação.
Com o tema "O Papel Estratégico das Universidades Federais para o Brasil", o seminário contará com duas mesas. "A importância da ciência e das universidades federais para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos: o exemplo da tragédia do Rio Grande do Sul" é o nome da primeira mesa do dia 22/05, às 14 horas, que será mediada pela reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade; com a participação dos convidados, Carlos André Bulhões Mendes, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Elisa Helena Leão Fernandes (Fundação Universidade de Rio Grande / FURG), coordenadora científica do Programa de Monitoramento Ambiental Continuado do Porto do Rio Grande (RS); e Vagner Anabor (Universidade Federal de Santa Maria / UFSM), pesquisador em Meteorologia.
Com o título "Modelos de financiamento para as universidades federais brasileiras cumprirem o seu papel estratégico", na sequência, a segunda mesa da quarta-feira será às 16 horas, com mediação da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. Falam sobre o tema, Marcus Vinícius David, ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Fernando Sarti, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As mesas serão transmitidas ao vivo pelo Canal oficial da Andifes no YouTube.
Além do seminário, a UFSCar sedia a 199ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes que irá abordar, entre outros assuntos, a colaboração das universidades para a realização de pesquisa do perfil socioeconômico da juventude brasileira; informes sobre as ações das universidades federais em socorro à população do Rio Grande do Sul e sobre a tramitação do Projeto de Lei do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Congresso Nacional.
A reitora da Universidade de Brasília (UnB) e presidenta da Andifes, Márcia Abrahão Moura, disse que a escolha pela UFSCar para sediar o evento se dá pela atuação histórica da Universidade na associação, que já teve três ex-reitores como presidentes da Andifes, com destaque para o trabalho atual da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, na associação como coordenadora da Região Sudeste no Diretório Nacional, e vice-presidente da Comissão de Autonomia, que trabalhou pela aprovação da mudança da lei de nomeação de reitores.
Com relação à programação, a presidenta da Andifes destaca o debate sobre a importância da atuação das universidades frente a temas como a emergência climática, e sobre a tramitação do Projeto de Lei do PNAES, um tema de grande interesse das Universidades Federais.
Para a reitora da UFSCar, sediar o encontro da Andifes é importante para a Universidade, pois celebra o processo de reconstrução de uma participação ativa da Instituição na associação, junto com os reitores e reitoras das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
"Temos uma presença e atuação histórica na Andifes: três de nossos ex-reitores foram presidentes da associação e, ao sermos escolhidas para sediar este encontro, fica evidente a relevância da participação ativa da UFSCar nos diferentes espaços da associação nos últimos anos. Destaco, sobretudo, a busca pela recomposição orçamentária. Neste encontro, um dos temas abordados será justamente este, o modelo de financiamento das universidades, para que possam ter autonomia financeira e cumprir o seu papel estratégico", disse Ana Beatriz.