26/05/2024 às 20h30min - Atualizada em 26/05/2024 às 20h30min
Ministério da Igualdade Racial repassa kit de equipagem para São Carlos
Foram destinados ao Conselho da Comunidade Negra local um veículo, impressora multifuncional, TV, bebedouro e refrigerador
Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC São Carlos (SP) teve na última semana uma importante notícia para a comunidade negra do município: o recebimento de um kit de equipagem do Ministério da Igualdade Racial, via Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, após trabalho de gestão desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura local.
O kit entregue pelo Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (SINAPIR) foi recebido no último dia 22/05 em solenidade na capital paulista pelos membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos e reúne 1 veículo, 1 impressora multifuncional, 1 Smart TV 50 polegadas, 1 bebedouro e 1 refrigerador.
Destinado ao Conselho da Comunidade Negra local, o kit faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), visando a doação de equipamentos essenciais ao funcionamento dos Conselhos da Igualdade Racial dos Municípios.
“Uma conquista importante para São Carlos no desenvolvimento das políticas que visam combater o racismo, fortalecer as políticas públicas para a população negra e implementar planos e projetos para promoção da igualdade racial no nosso município, além de auxiliar no objetivo de estruturarmos e fortalecer a definição e implantação de políticas públicas em benefício da comunidade negra de São Carlos", enfatiza o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane.
Carmelita Maria da Silva, chefe da Seção de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, destaca que a conquista do kit de equipagem é especial para o trabalho junto à Comunidade Negra de São Carlos.
“Os equipamentos conquistados vão nos ajudar promover a descentralização das atividades do Centro Afro. Vamos conseguir visitar todos os bairros e fazer o trabalho de forma organizada, estruturada, chegando na comunidade. Poderemos conhecer outros espaços levar um trabalho além da literatura, das artes, fazer entrevistas, conhecer de perto as demandas dos bairros, ou seja, intensificar o trabalho das políticas da descentralização, cuidar da saúde da população negra e outras políticas que serão efetivadas através desse mecanismo”, aponta João Carlos Teixeira, presidente do Conselho da Comunidade Negra de São Carlos.
Ele explicou que recebeu o kit com muita alegria “por ser fundamental no desenvolvimento das atividades e trabalhos do Conselho na luta por igualdade e combate ao racismo e principalmente no processo contínuo do fortalecimentos das políticas públicas em benefício da população negra”.
Criado em 2005, pela Lei Municipal nº 13.679, o Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram o fomento das ações afirmativas destinadas à comunidade negra de São Carlos, permitindo o pleno exercício dos direitos sociais.
A próxima tarefa do órgão é organizar o Plano Municipal de Igualdade Racial e criar o Fundo específico para destinação de Recursos para políticas de promoção dos direitos civis da população negra são-carlense.