28/05/2024 às 21h15min - Atualizada em 28/05/2024 às 21h15min

São Carlos realiza campanha de vacinação contra a poliomielite

Meta é imunizar 95% das crianças entre 01 e menores de 05 anos de idade

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Ilustração
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Carlos (SP) realiza até o próximo dia 14/06 a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil.
 
O Dia “D” será em 08/06 e o objetivo é proteger as crianças menores de 05 anos contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no Estado de SP.
 
O país está em processo de transição para a substituição das 02 doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para 01 reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Esta será a última campanha com a vacina oral da Pólio.
 
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
 
Não temos a confirmação de casos de poliomielite no Estado de São Paulo desde 1988. No Brasil, o último caso confirmado foi em 1989. A vacina é fundamental para que não se tenha a reintrodução da Pólio através de casos importados, um cenário que preocupa frente as últimas ocorrências em 2022/2023 com a detecção de casos no Peru, identificação de pólio vírus no esgoto do Reino Unido e a confirmação de um caso jovem nos EUA. A importância da vacinação, além de proteger crianças, contribui no processo de erradicação da poliomielite.
 
A meta é imunizar 95% das crianças entre 01 e menores de 05 anos de idade. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal no município foi de 75% em 2022, já em 2023 houve um aumento para 80%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde (MS).
 
"Atualmente observamos uma retomada das coberturas vacinais de nossas crianças. O município registra a cobertura vacinal de 86% em menores de 01 ano. Por isso, é essencial a participação de todas as crianças menores de 05 anos de idade", ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins.
 
São Carlos recebeu o certificado e reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo pelo alcance do indicador anual preconizado de taxa de notificação de Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite, de 01 caso por 100.000 habitantes em menores de 15 anos, como município notificador e de residência.
 
A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, exceto nas UBS’s da Vila São José e do Botafogo, que estão em reforma. Os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.