17/06/2024 às 12h12min - Atualizada em 17/06/2024 às 12h12min

Vacinação contra dengue começa nesta segunda (17) para faixa de 10 e 11 anos em São Carlos

Ministério da Saúde enviou 3.586 doses para o município

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
A Prefeitura de São Carlos (SP) inicia hoje (17/06), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, a distribuição às unidades de saúde municipais da vacina contra a dengue. 
 
O público elegível para a vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde (MS), que enviou 3.586 doses para o município, e considerando o número de doses recebidas, nesse momento, a vacina dengue tetravalente (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 11 anos (até 11 anos, 11 meses e 29 dias).
 
Conforme o município receber mais doses, a faixa etária será ampliada. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 02 doses, com intervalo de 03 meses entre elas. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 06 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a dose complementar.
 
 
De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
 
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, ressalta que a vacina Qdenga não oferece proteção contra zika, febre amarela e Chikungunya: “A eficácia é exclusiva para a prevenção da dengue”.
 
A vacinação será realizada em São Carlos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), com exceção das unidades da Vila São José e do Botafogo, que passam por reforma.
 
O horário para aplicação da vacina de segunda até sexta-feira vai das 7h30 às 16h30. Para receber a mesma basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.