05/07/2024 às 19h42min - Atualizada em 05/07/2024 às 19h42min

Posse de acadêmicos marca instalação da Academia Literária de São Carlos

Cerimônia oficial terá lançamento da 1ª coletânea reunindo trabalhos em prosa e verso dos integrantes da ALSCar, atividades culturais e confraternização

Roberto Prioste
ALSCar
Divulgação / ALSCar
Na próxima semana, 23 escritores(as), poetas/poetisas e ensaístas vão tomar posse de suas cadeiras durante a instalação da Academia Literária de São Carlos (ALSCar). A cerimônia oficial será realizada na quarta-feira, 10/07, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, a partir das 18h30.
 
A noite festiva vai ter apresentação do Coral da Universidade de São Paulo (USP), sob a regência do maestro Sérgio Alberto de Oliveira, com acompanhamento ao piano de Marcelo Calegaro e do percussionista Erik Previato.
 
Os convidados também acompanharão o lançamento da coletânea “Academia Literária de São Carlos em Prosa e Verso”, seguido de um coquetel de confraternização no saguão do teatro.
 
A ALSCar, entidade sem fins lucrativos presidida pelo escritor Antônio Fais, foi criada em dezembro de 2022 pela iniciativa de 26 membros fundadores, todos com forte atuação em favor da cultura e da literatura, com diversos livros já lançados.
 
Para o presidente da ALSCar, o modelo são-carlense difere daquele composto por intelectuais distantes do povo, pois contempla o trabalho de cada escritor como uma empresa nascente, e busca atuar como acelerador desse processo.
 
“Esse trabalho conta muito com apoio da política, pois a literatura traz divisas para a cidade. Queremos desenvolver projetos, não simplesmente a literatura contemplativa. Queremos atuar fortemente na formação de estudantes, professores e por isso a importância de todo este movimento literário”, explica Fais.
 
“Uma Academia...” – ensinou Machado de Assis, o criador e 1º presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) – “... tem de ser integrada por três espécies: literatos, personalidades para conferir visibilidade à instituição e jovens para trazer alegria”.
 
E a academia de São Carlos (SP) tem entre os seus integrantes, representantes dessas três categorias: escritores(as) experientes, pessoas influentes na sociedade e jovens entusiasmados.
 
É com essa força jovem, mesclada com muita experiência, que a ALSCar vem organizando eventos, programas e projetos culturais, artísticos e socioeducativos. A finalidade é valorizar a produção literária em São Carlos; divulgar os escritores residentes no município; estimular a leitura entre crianças, jovens, adultos e idosos; e facilitar a produção e a circulação de livros dentro dos programas de economia solidária e da economia criativa.
 
“Esse é o papel da academia, entre tantos outros: formar escritores e leitores. [...] Queremos pessoas que trabalhem para melhorar a escrita, a leitura, e a cultura de modo geral e também levem o nome da nossa cidade para outros lugares, outros estados e até outros países”, finaliza Fais.
 
Membros efetivos da ALSCar:
 
Adílson Sanches Marques
Adriana Lins dos Anjos
Além Santos
Alfredo Colenci Júnior
Antônio da Silva
Antônio Fais
Carlos José Serrano Caminero
Edgard Andreazi Moreira
Giovana Gaeta de Chico
Hamilton José Ferra
Jeniffer Nicoly da Silva
José Renato Prado
Nicola Gonçalves
Patrícia Volpe
Raphael Samaniego
Renato Cássio Soares de Barros
Rita de Kássia Cândido Carneiro
Rosemeire Trebi Curilla
Sebastião Cirilo da Silva Braga
 
Membros colaboradores da ALSCar:
 
Adaílton da Silva Ferreira
Cristina Lobato
Roberto Nogueira Prioste
Sandra Maria Job
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.