23/07/2024 às 20h51min - Atualizada em 23/07/2024 às 20h51min

2024 marca os 100 anos da Rodovia SP-215

Estrada é uma das principais vias de comunicação terrestre na região central paulista

Roberto Prioste
Colaboração Especial
Reprodução: Revista "A Estrada de Rodagem"
Este ano de 2024 marca o centenário de inauguração de uma das principais rodovias da região central, a São Carlos – Porto Ferreira. Conhecida como SP-215, a rodovia recebe os nomes de Paulo Lauro e Vicente Botta nesse trecho, e foi liberada ao tráfego em abril de 1924, ainda em chão batido.
 
Era então o último ano do então governador de São Paulo, Washington Luís, que se elegera em 1920 com o lema de campanha "Governar é abrir estradas".
 
E o governador “Estradeiro” fez dos caminhos para o interior prioridade do governo. Naqueles meses multiplicaram-se as inaugurações. Umas visavam o prolongamento de estradas tronco em direção aos limites com estados vizinhos, como a São Roque-Sorocaba.
 
Outras estabeleciam ligações entre núcleos de grande atividade e produção, como a São Carlos-Descalvado-Porto Ferreira.
 
São Carlos tinha à época 50.000 habitantes, dos quais apenas 20.000 na área urbana. Já era servida por bondes elétricos e tinha ruas com calçamento, por onde circulavam os 70 automóveis registrados no município.
 
Havia outras comodidades, embora acessível apenas a uma parte muito pequena dos moradores: energia elétrica, telefones, serviço de água e esgoto estavam disponíveis para 2.500 prédios.
 
O escoamento da safra dos 30 milhões de pés de café plantados em 400 fazendas justificavam a necessidade de estradas melhores além, é claro, da produção industrial.
 
Toda a saga da inauguração foi acompanhada por um jornalista e um fotógrafo da revista “Estrada de Rodagem”, de maio de 1924.
 
A reportagem acompanhou a viagem da comitiva integrada pelo diretor de Obras Públicas e pelo diretor de Estradas de Rodagens, além de deputados estaduais. O grupo saiu de São Paulo, de carro, às 06 horas da manhã do dia 10/04.
 
Às 09 horas estavam passando por Campinas. Seguiram por Limeira, Araras, Leme e Pirassununga, até chegar a Porto Ferreira, depois de 07 horas de viagem.
 
Para a inauguração, a pista foi fechada com uma fita auriverde na divisa de Porto Ferreira e Descalvado. Depois de cortada pelas autoridades visitantes e os prefeitos das duas cidades, a rodovia estava oficialmente liberada ao tráfego.
 
De Descalvado, a comitiva veio para São Carlos onde foram recepcionados com um banquete no Hotel Henrique. A festa terminou à meia-noite. Os visitantes regressaram à capital num trem especial que partiu ainda de madrugada, desembarcando na Estação Júlio Prestes às 07 da manhã do dia 11/04. Sim, todos voltaram por via ferroviária, afinal, ninguém é de ferro.

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