23/07/2024 às 21h20min - Atualizada em 23/07/2024 às 21h20min

Noite celebrativa marca nova fase para a literatura e a cultura em São Carlos

Evento tríplice: solenidade de instalação da Academia Literária de São Carlos; cerimônia de posse de seus membros; lançamento da coletânea “ALSCar em Prosa & Verso”

Além Santos
ALSCar
Vinícius Pinto (para ALSCar)
Ter uma academia literária na cidade é ter uma instituição que preze pela literatura e por cada uma das esferas nas quais esta pode influir: cultura, educação, lazer, trabalho e tantas outras.
 
Não é de hoje que São Carlos, querida Cidade Sorriso, pode dizer com satisfação que possui sim sua Academia Literária; afinal, a ALSCar foi instituída há um ano e meio, em dezembro de 2022. Por que, então, as celebrações da noite de 10/07/2024?
 
A Academia Literária de São Carlos vem atuando bravamente desde seu início. Reunindo esforços de escritores locais, tem culminado em ser este modelo de uma academia ativa, que idealiza, planeja e executa uma porção de projetos literários e socioeducativos. Esta é a essência que mantém unidos os seus membros.
 
Entretanto, ainda tão jovem, a ALSCar tem muito que crescer e conquistar. É neste aspecto que entra a importância da cerimônia realizada na segunda quarta-feira deste mês de julho.
 
O evento foi tríplice: solenidade de instalação da Academia Literária de São Carlos; cerimônia de posse de seus membros; lançamento da coletânea “Academia Literária de São Carlos em Prosa & Verso”.
 
Sediada no Teatro Municipal de São Carlos “Dr Alderico Vieira Perdigão”, a noite celebrativa contou com a casa cheia e marcou o momento em que a ALSCar enfaticamente mostrou-se à sociedade, com nomes, rostos e capacidade de execução.
 
O evento contou com um momento de emoção em que o Hino Nacional foi interpretado com brilhantismo pela solista Patrícia Cari, com o acompanhamento ao piano e arranjo do maestro Sérgio Alberto de Oliveira.
 
Logo após, houve a entronização e oficialização da Bandeira da ALSCar, seguida de composição e falas da mesa diretiva, composta por personalidades de instituições públicas e representante da Prefeitura Municipal de São Carlos.
 
Desfeita a mesa diretiva, deu-se vez à cerimônia de posse dos acadêmicos, com entrega de diplomas e medalhas aos 23 membros que compõem a ALSCar e vêm atuando em nome dela na cidade e região.
 
Para coroar a noite e elevá-la ao devido patamar de cerimônia festiva e cultural, o público e os acadêmicos foram agraciados com a magnífica apresentação do Coral da USP São Carlos, sob a regência do maestro Sérgio Alberto de Oliveira e com os acompanhamentos de Marcelo Calegaro no piano e Erik Previato na percussão.
 
A noite festiva culminou com o lançamento da coletânea “Academia Literária de São Carlos em Prosa & Verso - 2024” e um coquetel de confraternização no saguão do Teatro.
 
A mensagem que as escritoras e os escritores da ALSCar transmitiram especialmente com atos e exemplos, mas também com palavras, aos seus convidados e à toda a sociedade são-carlense nesta brilhante noite? “Estamos aqui, viemos para ficar e para agir; contem conosco para revolucionar o cenário lítero-cultural de nossa querida São Carlos, a qual queremos que seja reconhecida também por Capital do Conhecimento e Cidade da Leitura e da Literatura!”
 
Academia Literária de São Carlos em nomes, números e homenagens a patronos
 
Os acadêmicos receberam o diploma do presidente da ALSCar, Antônio Fais, ocupante da Cadeira N⁰ 1 – Patrono: Julien Fauvel e a medalha da vice-presidente da ALSCar Rosemeire Trebi Curilla, ocupante da Cadeira N⁰ 2 – Patrono: Homero Frei, e todos assinaram o Termo de Compromisso e Posse.
 
Membros fundadores efetivos:
 
Adílson Sanches Marques, ocupante da Cadeira N⁰ 5 – Patrono: Alfredo Ellis Júnior
Adriana Lins dos Anjos, ocupante da Cadeira N⁰ 10 – Patrona: Maria domingas Gonçalves
Além Santos, ocupante da Cadeira N⁰ 26 – Patrona: Cecília de Arruda Campos Pacheco
Alfredo Colenci Júnior, ocupante da Cadeira N⁰ 7 – Patrono: Mário Tolentino
Antônio da Silva, ocupante da Cadeira N⁰ 3 – Patrono: Névio Dias
Carlos José Serrano Caminero, ocupante da Cadeira N⁰ 11 – Patrono: Júlio Bruno
Edgard Andreazi Moereira, ocupante da Cadeira N⁰ 13 – Patrono: Mércio Finhana (Nhô Mércio)
Giovana Gaeta, ocupante da Cadeira N⁰ 15 – Patrona: Anita Censoni
Hamílton José Ferra, ocupante da Cadeira N⁰ 17 – Patrono: Ary Pinto das Neves
Jeniffer Nicoly da Silva, ocupante da Cadeira N⁰ 19 – Patrona: Fernanda Telles
José Renato Prado, ocupante da Cadeira N⁰ 9 – Patrono: Bento prado Júnior
Nicola Gonçalves, ocupante da Cadeira N⁰ 25 – Patrono: Octávio Carlos Damiano, que, por motivo de saúde, foi representado pelo seu filho, Antônio Carlos Gonçalves.
Patrícia Volpe, ocupante da Cadeira N⁰ 6 – Patrona: Carminda Nogueira de Castro Ferreira
Raphael Samaniego, ocupante da Cadeira N⁰ 27 – Patrono: Clóvis Pacheco
Renato Cássio Soares de Barros, ocupante da Cadeira N⁰ 8 – Patrono:  Antônio Carlos Vilela Braga
Rita de Kássia Cândido Carneiro, ocupante da Cadeira N⁰ 21 – Patrona: Lãines Paulillo Damiano
Sebastião Cirilo da Silva Braga, ocupante da Cadeira N⁰ 12 – Patrono: Vicente de Paulo de Arruda Camargo
 
Membros colaboradores:
Adaílton da Silva Ferreira
Cristina Danielle Pinto Lobato
Roberto Nogueira Prioste
Sandra Maria Job
 
Membro honorário:
Luiz Fernando Fauvel
 
A Academia Literária de São Carlos recebeu as felicitações de presidentes de outras Academias de Letras, como do Dr Aclibes Burgarelli, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (ALCA-AFPESP), e do presidente da Academia Jahuense de Letras, Edimilson Eufrásio.
 
O evento contou com a presença da presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, Fernanda Castello Moço Ripamonte, e com Terezinha Ribeiro de Barros, membro da diretoria da ALCA-AFPESP.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.