11/08/2024 às 20h13min - Atualizada em 11/08/2024 às 20h13min

Show feminino nas Olimpíadas e Brasil finaliza participação com 20 medalhas

Na cerimônia de encerramento, as medalhistas de ouro no vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, foram as porta-bandeiras da delegação nacional

Da Redação
Portal Agência Gov
Luíza Moraes / COB
Na primeira edição de Jogos Olímpicos em que a delegação nacional teve mais mulheres do que homens, a força do esporte feminino nacional ficou evidente. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil em Paris 2024 (03 de ouro, 07 de prata e 10 de bronze), 12 delas, incluindo os três ouros da campanha nacional (Rebeca Andrade no solo da ginástica artística, Bia Souza no judô e Duda / Ana Patrícia no vôlei de praia), vieram do time feminino (60%). Além disso, o bronze por equipes do judô contou com elenco misto e foi definido pela campeã mundial e olímpica Rafaela Silva.
 
ENCERRAMENTO - Após a campanha invicta na França, a dupla campeã olímpica do vôlei de praia feminino, Duda e Ana Patrícia, foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil como porta-bandeiras na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paris 2024. As campeãs carregaram a bandeira brasileira na cerimônia que foi realizada neste domingo, 11/08, no Stade de France.
 
A dupla conquistou o ouro após sete vitórias e apenas dois sets perdidos. Tradicionalmente, a função é exercida por apenas um integrante, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) acatou um pedido do COB para que duas mulheres portassem o símbolo nacional.
 
QUADRO DE MEDALHAS - Com 20 medalhas alcançadas em Paris, o Brasil fica com uma a menos do que o recorde de medalhas do país em Jogos Olímpicos, que foram as 21 conquistadas na edição passada, em Tóquio. Em Paris, o Time Brasil obteve a 20ª colocação no quadro geral.
 
Finalizado o último dia de competições neste domingo, os EUA ficaram a 1º lugar no quadro geral de medalhas, com o mesmo número de ouros conquistados pela rival China (40), mas com mais medalhas de prata no primeiro critério de desempate (44 a 27).
 
BOLSA ATLETA - Em 100% dos pódios em 11 modalidades conquistados pela delegação, houve presença ativa do Bolsa Atleta, o programa de patrocínio direto do Governo Federal. Ou os atletas são integrantes atualmente do programa do Ministério do Esporte ou tiveram os nomes publicados em editais anteriores ao longo de suas carreiras.
 

(Com informações da Secom / Presidência da República)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.