14/03/2024 às 20h33min - Atualizada em 14/03/2024 às 20h33min
Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh prevê bolsas para alunos de graduação da UFSCar
O HU-UFSCar abrirá edital para seleção de 5 bolsas direcionadas a alunos da graduação da UFSCar vinculados a projetos de pesquisa tecnológica desenvolvidos no Hospital
Em breve está prevista a publicação do edital relativo ao Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh/MEC. Esta é a segunda edição do programa, fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde cada Hospital Universitário Federal (HUF) receberá 5 bolsas de iniciação tecnológica.
O PIT/Ebserh concederá bolsas com duração de 12 meses e com o valor determinado pela tabela de bolsas de Inovação Tecnológica (IT) do CNPq do ano de 2022, que corresponde a R$ 400,00 mensais por aluno. Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh.
No HU-UFSCar
O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) abrirá edital para seleção de 5 bolsas direcionadas a alunos da graduação da UFSCar vinculados a projetos de pesquisa tecnológica desenvolvidos no HU-UFSCar. Poderão participar não apenas alunos dos cursos relacionados diretamente à área de saúde, mas também de outros cursos oferecidos nas universidades, sejam da área de humanas, exatas e outras, desde que a pesquisa tecnológica se desenvolva dentro do hospital.
Para Renata Pedrolongo Basso Vanelli, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU, o programa de iniciação tecnológica é importante pois estimula o desenvolvimento de pesquisas com vertente inovadora HU-UFSCar. “Esse programa aproxima alunos de graduação e docentes das mais diferentes áreas de atuação para proporem projetos de pesquisa em nosso hospital, sendo uma grande oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que buscam soluções para problemas do cotidiano do HU-UFSCar”.