16/08/2024 às 10h08min - Atualizada em 16/08/2024 às 10h08min
SAAE começa impressão simultânea da conta de água e esgoto
Após leitura do hidrômetro, a conta já é impressa e entrega na hora ao usuário se ele estiver na residência ou estabelecimento. Caso contrário, é depositada na caixa coletora de correspondência
Assessoria de Imprensa / SAAE
Divulgação: SAAE O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos (SP) já começou no último dia 05/08 a colocar em prática uma nova ferramenta de trabalho: a impressão simultânea das contas de água e esgoto, através do uso de smartphones e impressoras portáteis com tecnologia Bluetooth. As contas já serão geradas com código de barras e QR Code para pagamento via PIX.
AVANÇO DA TECNOLOGIA SERÁ GRADUAL - Nesta primeira etapa, estão contemplados dois setores do raio geral de ação do SAAE (12 e 13) com a nova tecnologia, que irá avançar de forma gradativa para as demais regiões da cidade.
Neste momento, portanto, serão nos seguintes bairros que representam 7.871 ligações do total de imóveis residenciais, comerciais e industriais de São Carlos: Parque Delta, Jardim Paulistano, Nova Santa Paula, Cidade Jardim, Jardim Hikare, Cidade Universitária, Jardim Lutfala, Parque Arnold Schmidt, Vila Celina, Vila Marina, Parque Industrial, Condomínio Village São Carlos I, II, III e IV, Jardim Guanabara, Jóquei Clube e Residencial Santo Antônio. A cada nova semana serão incorporadas novas regiões. Vale lembrar que São Carlos tem 126.000 ligações de água.
“As contas serão geradas de forma instantânea durante a leitura do hidrômetro, proporcionando, desta forma, rapidez, agilidade e praticidade, diminuindo a necessidade dos leituristas irem a campo para fazer a leitura, esperar o processamento, impressão e envelopamento das contas para posteriormente voltar às residências para a entrega”, salienta o gerente de Tecnologia da Informação do SAAE, Glauco Piovesan, lembrando que assim que a conta é impressa, se o morador da casa ou dono do estabelecimento estiverem em casa, os leituristas já fazem a entrega em mãos. Caso contrário, eles a depositam na caixa de coleta de correspondências.
EVITE GOLPE - A conta impressa pelo novo sistema digital é diferente do modelo da conta impressa e envelopada pelo método tradicional. Por isso, o SAAE alerta aos usuários de que não se trata de fraude ou qualquer golpe. Ao efetuar o pagamento, via PIX ou código de barra, sempre verifique se aparece o nome ‘SAAE’ e o CNPJ. O usuário pode também verificar a sua fatura na Agência Virtual (http://agenciavirtualsaocarlos.cebicloud.com.br/agencia) ou no Aplicativo do SAAE São Carlos, disponível para Android e iOS. Ainda assim, se houver alguma dúvida, o usuário pode procurar a autarquia para maiores esclarecimentos.
O presidente do SAAE, Mariel Olmo, comemora mais esse avanço tecnológico que vai beneficiar tanto a autarquia como o usuário: “Este é mais um passo importante que damos na direção da modernização de nossos serviços. Na medida em que não há necessidade de que o leiturista vá duas vezes no mesmo local [primeiro para fazer a leitura do hidrômetro e depois para voltar com a conta impressa], ganhamos em deslocamento de pessoal e diminuição de custos com papel. Ou seja, estamos alinhados com algumas cidades que já adotam essa dinâmica digital, mais moderna, mais eficiente, mais sustentável”.