05/09/2024 às 17h47min - Atualizada em 05/09/2024 às 17h47min
Pesquisa da UFSCar avalia terapia com luz em pacientes com hipertensão
Estudo convida voluntários, entre 40 e 60 anos, que tenham hipertensão sem controle há mais de três meses
Gisele Bicaletto / CCS - UFSCar
Portal UFSCar
Freepik Uma pesquisa do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca avaliar os efeitos de dois tipos de terapia com luz (fotobiomodulação) na pressão arterial, função endotelial e rigidez arterial de indivíduos com pressão alta (hipertensão), após uma única sessão.
O estudo convida voluntários, entre 40 e 60 anos, que tenham hipertensão sem controle há mais de três meses. Os participantes receberão avaliação gratuita e uma cartilha com orientações.
Intitulado "Efeito Agudo da Fotobiomodulação na Pressão Arterial, Função Endotelial e Rigidez Arterial de Indivíduos com Hipertensão Arterial", o estudo é desenvolvido no Laboratório de Fotobiomodulação (FotoBioLab) pela mestranda Lara Bataglia, sob orientação do professor Cléber Ferraresi, do DFisio/UFSCar.
Os voluntários deverão comparecer ao Campus São Carlos da UFSCar em dois dias seguidos para realizar as avaliações e a terapia com luz.
Os participantes receberão, de forma gratuita, uma avaliação detalhada da pressão arterial e dos vasos sanguíneos, além de uma cartilha educativa. As pessoas interessadas em participar do estudo podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8985, WhatsApp (16) 99195-1150 ou pelo e-mail [email protected]. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar.