17/03/2024 às 20h18min - Atualizada em 17/03/2024 às 20h18min

Publicado edital para concessão do benefício do Programa Bolsa Atleta 2024

Podem se inscrever a partir desta segunda-feira (18) atletas da base ao alto desempenho, incluindo gestantes e puérperas, atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico

Ascom / Ministério do Esporte
Portal Ministério do Esporte
Divulgação / Ministério do Esporte
O edital do Programa Bolsa Atleta 2024 foi publicado na última sexta-feira (15/03) no Diário Oficial da União (DOU). O documento lista critérios para a concessão do benefício e aponta os prazos previstos para o processo. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (18/03) e vão até o dia 01/04. A lista de contemplados está prevista para ser publicada entre os dias 10 e 17/06.
 
As categorias contempladas são: Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralimpica/Surdolímpica. Pela primeira vez, atletas gestantes e puérperas, atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico poderão se inscrever para receber o benefício.
 
Além de estabelecer critérios e procedimentos para concessão do benefício, suspensão e cancelamento de bolsas, o edital lista formas e prazos para a inscrição dos interessados na obtenção e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e dos resultados esportivos propostos e alcançados pelos atletas. A íntegra do edital pode ser acessada neste link.

“A concessão da bolsa reforça o compromisso do Ministério do Esporte com o esporte brasileiro e com categorias antes não contempladas, como gestantes e puérperas, atletas surdos e outros. Em parceria com os comitês esportivos e paradesportivos e entidades vinculadas, vamos trabalhar para fazer do Brasil uma potência mundial. Todo nosso esforço será voltado para que os atletas tenham o apoio do Ministério do Esporte”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
 
São consideradas modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas aquelas indicadas no programa de competições dos Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos e Jogos Surdolímpicos, reguladas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD), respectivamente, e administradas, no Brasil, por entidades vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), conforme o caso.
 
Bolsa Atleta
 
O governo brasileiro mantém, desde 2005, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo. O público beneficiário são atletas de alto desempenho que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.
 
O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.