01/05/2024 às 16h49min - Atualizada em 01/05/2024 às 16h49min

Ayrton Senna recebe homenagens nos 30 anos de sua morte em Ímola

Tricampeão da Fórmula 1, com 80 pódios e 41 vitórias em 161 GPs, piloto morreu no dia 01/05/1994 durante o Grande Prêmio de San Marino

Portal Agência Gov
Divulgação / Agência Gov
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, chanceler Mauro Vieira, participa neste 1º/5, em Ímola, na Itália, de cerimônia em memória de Ayrton Senna. O piloto brasileiro, tricampeão da Fórmula 1, morreu naquela cidade há 30 anos, no dia 01/05/1994, após acidente na pista do circuito de San Marino.
 
Um dos maiores ídolos do esporte do Brasil e do mundo, Senna venceu uma em cada quatro corridas que disputou e em metade delas esteve entre os três primeiros. O piloto, então na equipe Williams, participou de 161 grandes prêmios, venceu 41 e subiu 80 vezes ao pódio. Além disso, alcançou 65 pole positions.
 
Naquele Grande Prêmio de San Marino, o terceiro da temporada de 1994, Senna perdeu o controle do carro por problemas mecânicos. A notar o problema, em fração de segundos, conseguiu reduzir a velocidade de 300 para 200 quilômetros por hora antes de se chocar contra o muro da Curva de Tamborello – mas não sobreviveu. O local já havia sido ponto de acidente com Nélson Piquet com a Williams em 1987 e com Gerard Berger com a Ferrari em 1989.
 
Na ocasião, Airton Senna era um opositor dos recursos tecnológicos que ampliavam a potência e o desempenho dos carros da Fórmula 1, minimizando o papel dos pilotos na performance de uma corrida. 
 
Nesta quarta-feira, em Ímola, será também homenageado o piloto austríaco Roland Ratzenberger, vítima de acidente automobilístico fatal ocorrido durante os treinos de classificação para o GP um dia antes do ocorrido com o ídolo brasileiro.
 
Flores em Tamborello
 
Em Ímola, Mauro Vieira e o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, serão recebidos no Autódromo Enzo e Dino Ferrari pelo chanceler da Itália, Antônio Tajani, e pelo prefeito da cidade italiana, Marco Panieri. A cerimônia deverá incluir minuto de silêncio e aposição floral na Curva Tamburello, trecho da pista de corrida onde ocorreu o acidente envolvendo Ayrton Senna.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.