09/03/2024 às 16h29min - Atualizada em 09/03/2024 às 16h29min

Dia 25 de março tem início a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de SP

Estimativa é de que 75 milhões de pessoas recebam esta vacina trivalente em todo o país

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) vai ser antecipada em várias regiões do país em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios. Em todo o estado de São Paulo a vacinação terá início no próximo dia 25 de março. Nos anos anteriores a campanha foi realizada entre os meses de abril e maio.
 
Em São Carlos (SP), o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura local também já está se preparando para receber a vacina que esse ano é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas recebam esta vacina em todo o país.
 
“O Ministério da Saúde observou desde 2023 uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por isso esse ano resolveu antecipar a campanha para proteger a população, principalmente as pessoas dos grupos prioritários como idosos, gestantes, profissionais da saúde e da educação”, explica Lívia Carolina Segnini Mori, enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde.
 
Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos (também crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos); idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da Saúde; gestantes e puérperas; professores dos ensinos fundamental, médio e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
 
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Ano passado foram aplicadas em São Carlos mais de 78 mil doses contra Influenza, uma cobertura vacinal de 58% dos grupos prioritários.
 
O município vai disponibilizar a vacina a partir do dia 25 de março em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), sempre nos dias úteis, das 7h30 às 16h30. Para receber o imunizante basta apresentar a carteira de vacinação, documento com foto e CPF.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.