26/05/2024 às 20h24min - Atualizada em 26/05/2024 às 20h24min

USP São Carlos realiza palestra e mostra de trabalhos sobre estratégias metodológicas para o ensino de Matemática e de outras Ciências

Evento é gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas e sem necessidade de inscrições prévias

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação ICMC - USP
Portal USP São Carlos
Freepik
Apresentar estratégias que podem ser utilizadas para o ensino de Matemática na perspectiva da acessibilidade. Esse é o principal objetivo do seminário “Acessibilidade e Inclusão Educacional: (Re)pensar o ensino acessível”, que acontecerá na próxima quarta-feira, 29/05, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), a partir das 18 horas.
 
Gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas e sem necessidade de inscrições prévias, o seminário possibilitará ao público refletir sobre os desafios relacionados à inclusão escolar, considerando-se a necessidade de promover atividades educacionais acessíveis para estudantes com transtornos específicos de aprendizagem, transtornos de neurodesenvolvimento ou deficiência.
 
Sob a coordenação da professora Renata Cristina Geromel Meneghetti, professora do ICMC, e da pós-doutoranda Priscila Regina Gonçalves de Melo Gianlourenço, as atividades começarão às 18 horas com a palestra “Educação Matemática em perspectiva inclusiva e bilíngue”, na sala 4-005, no Bloco 4 do ICMC. A atividade faz parte do ciclo de colóquios da Licenciatura em Matemática do Instituto.
 
Na sequência, às 19 horas, acontecerá uma mostra de trabalhos referentes às diversas atividades curriculares desenvolvidas em 2023 no contexto das disciplinas Estágio Supervisionado I e Ensino no Contexto da Educação Especial e Inclusiva. A mostra será realizada no Hiperespaço “Gilberto Francisco Loibel”, no hall da Biblioteca “Achille Bassi”, no ICMC.
 
Desenho Universal para a Aprendizagem

Durante a palestra, a pós doutoranda e a professora apresentarão o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Trata-se de um conjunto de princípios que se atrelam ao pressuposto da acessibilidade para todos, pela organização dos elementos do currículo a partir de estratégias educacionais que valorizam estudantes com diferentes perfis de aprendizagem.
 
“Durante a palestra, o público conhecerá formas de conciliar o DUA com metodologias ativas para o ensino de Matemática, podendo também se estender ao ensino de outras Ciências Exatas”, explica Renata. Segundo a professora, o evento é fundamental para profissionais que atuam no contexto educacional, especialmente na interface com a Educação Especial.
 
Seminário Acessibilidade e Inclusão Educacional: (Re)pensar o ensino acessível

Quando: quarta-feira, 29/05, a partir das 18 horas
Onde, locais e horários: palestra, às 18 horas, na sala 4-005, no Bloco 4 do ICMC; mostra de trabalhos, às 19 horas, no Hiperespaço “Gilberto Francisco Loibel”, no hall da Biblioteca “Achille Bassi”.
Dúvidas: [email protected] ou [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.