12/06/2024 às 22h22min - Atualizada em 12/06/2024 às 22h22min

Enfermeira transforma mantas hospitalares em ecobags no HU-UFSCar

Iniciativa sustentável na Semana de Enfermagem reaproveita mantas de SMS e reduz resíduos hospitalares

Comunicação Ebserh
Portal Ebserh
Divulgação / Ebserh
Durante a Semana de Enfermagem, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi palco de uma iniciativa inovadora e sustentável.
 
A enfermeira Giselle Patrícia Guerrero, do Centro Cirúrgico (CC), transformou mantas de SMS, utilizadas para envolver utensílios médicos submetidos a processos de esterilização, em ecobags. A ação teve como objetivo reduzir resíduos no hospital e conscientizar a equipe sobre a importância da preservação do meio ambiente.
 
Giselle explica que a ideia surgiu a partir de questionamentos frequentes da equipe sobre o descarte das mantas de SMS: "Muitos técnicos de enfermagem e cirurgiões perguntavam ou comentavam sobre este material ir para o lixo comum, dizendo que era um desperdício, se poderiam ser reutilizados, reprocessados ou reciclados".
 
Segundo ela, após investigar as possibilidades, descobriu que as mantas não contaminadas poderiam ser reaproveitadas, motivando-a a criar as ecobags para presentear a equipe.
 
A enfermeira também destaca os desafios enfrentados durante a confecção das bolsas: "Inicialmente eu pensei que o maior desafio seria na coleta das mantas utilizadas, porém a equipe da Central de Material e Esterilização [CME] e do Centro Cirúrgico colaboraram de forma proativa e brilhante".
 
A produção contou com o apoio de familiares e, apesar das dificuldades com o material, Giselle se manteve determinada: "Aprendi a costurar e manipular a máquina de costura com o apoio do meu pai [sapateiro] e da minha irmã [artesã]. Fizemos juntos 100 sacolas ecológicas".
 
A reutilização das mantas de SMS teve um impacto significativo na redução de resíduos do hospital. Giselle relata que um material do tipo, utilizado como invólucro para o Kit Campos Cirúrgicos, possibilita a confecção de quatro ecobags do tamanho de 30 x 30 cm: "Dessa forma, essas mantas reaproveitadas não foram destinadas para o gerenciamento de resíduos comuns e nem encaminhadas para o aterro sanitário, o que permitiu a diminuição do volume de resíduos comuns da nossa instituição".
 
No total, foram confeccionadas aproximadamente 300 sacolas ecológicas, entregues aos profissionais de enfermagem durante a Semana de Enfermagem. A recepção foi positiva. "Elas foram entregues aos participantes da Semana durante as palestras e, posteriormente, entregues nos setores para quem não pôde participar do evento. Muitos elogiaram a iniciativa e ficaram curiosos em saber de que material era aquela sacola", fala Giselle.
 
Ela revela que há planos para a continuação do projeto, com a formação de um grupo de voluntários para a confecção de itens diversos, como sacolas e kits de higiene, a partir do SMS reutilizado: "Esta nova proposta terá como objetivo formar um grupo de voluntários colaboradores HU-UFSCar para a confecção de itens no próprio hospital e para uso e distribuição desses itens e matéria prima nos eventos, para os pacientes, colaboradores e/ou para ONG’s da comunidade".
 
A enfermeira ressalta que a nova proposta ainda será apresentada e avaliada pela instituição, mas demonstra o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.