14/08/2024 às 20h31min - Atualizada em 14/08/2024 às 20h31min
Rumo conclui obras contra enchentes no Rio Monjolinho
Ampliação do rio e a construção da ponte eliminarão os riscos de enchentes no local segundo a empresa
Assessoria de Imprensa / PMSC
Divulgação / PMSC A empresa Rumo concluiu a ampliação do canal para o combate às enchentes no Rio Monjolinho, em São Carlos (SP). A última etapa foi a finalização da ponte metálica – uma estrutura de 84 metros com três vãos, pilares em concreto armado e fundação em estaca raiz. Em alinhamento com a Secretaria de Obras da Prefeitura local, as intervenções foram concluídas dentro dos prazos pactuados.
Além da ponte, a Rumo concluiu em dezembro de 2023 a construção de uma travessia subterrânea (Tunnel Liner). A estrutura de 90 metros de comprimento, 3 metros de diâmetro e alas de concreto, foi executada para dar vazão ao volume das águas dos rios e córregos do município. O Tunnel Liner foi fundamental para evitar novas enchentes durante o período das obras. No total, foram investidos mais de R$ 130 milhões.
“O trecho que compreende o Rio Monjolinho foi construído no final do século XIX e foi concedido à iniciativa privada no final dos anos 1990. Em razão da chuva excessiva e histórica, em dezembro de 2022, a estrutura colapsou, sendo necessária a construção de uma ponte capaz de erradicar de forma definitiva as enchentes na região, garantindo a segurança das pessoas e da operação ferroviária”, afirma João Paulo Bueno, gerente de Engenharia de Infraestrutura da Rumo.
RELEMBRE O CASO - No dia 28/12/2022 a cidade de São Carlos enfrentou uma das maiores chuvas da sua história, registrando uma precipitação de 263,6 milímetros que provocou uma série de transtornos em todo o município, incluindo o alagamento do Rio Monjolinho e destruindo parte da estrutura ferroviária.
De acordo com a Defesa Civil local, o volume de chuvas no mês registrou o triplo da média histórica mensal, acumulando 776,4 milímetros, e representou mais da metade da pluviosidade média anual do município, que é de 1.400 mm.
As chuvas geraram decretos de emergência reconhecidos pelo Governo Federal e resultaram em diversos planos de ação para minimizar situações decorrentes de eventos climáticos adversos.
Entre as iniciativas, a administração municipal e a Rumo executaram uma série de obras no Rio Monjolinho para melhorar as condições de vazão dele e garantir a segurança da população.
Além das obras estruturantes, a Rumo, em conjunto com a Prefeitura de São Carlos – por meio das secretarias de Governo, de Segurança e da Defesa Civil –, alinhou uma parceria para um Plano de Contingência (2023/24) no município, que segue em execução.
A concessionária de ferrovias firmou um contrato com a Ambipar (empresa especializada em gestão ambiental), que fica à disposição da Defesa Civil para oferecer todo o suporte necessário à população em emergências (inundações, alagamentos, deslizamento de terras, entre outras).
O plano de contingência consiste em uma estrutura que conta com câmeras e sensores de nível de rio conectados diretamente com o Centro de Controle Operacional (CCO), que determina todas as ações diretas em campo.
O sistema de alerta é interligado ao CCO da Guarda Municipal de São Carlos e disponibiliza as informações em tempo real para todos os profissionais.