14/09/2024 às 21h17min - Atualizada em 14/09/2024 às 21h17min

Rodovia Washington Luís terá 3ª faixa e Marginal em São Carlos

Investimento da concessionária será de aproximadamente R$ 300 milhões, com obras durando dois anos a partir de 2025

Assessoria de Imprensa / PMSC
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A EcoNoroeste, concessionária que administra, entre outras rodovias, a Washington Luís (SP-310) a partir de São Carlos (SP) sentido interior, apresentou na última quarta-feira (11/09), no Paço Municipal, para os secretários de Transporte e Trânsito; Meio Ambiente; Obras; Relações Institucionais; e de Governo; e para representantes da Câmara Municipal, os projetos funcionais para o segmento da autoestrada que corta o município.
 
A proposta contempla uma ampliação do tronco rodoviário com faixas adicionais, implantação de vias marginais, melhoria e remodelação de alguns dispositivos com implantações de rotatórias para a beneficiar o trânsito, fluidez do tráfego, diminuição de acidentes, melhores condições de segurança, melhor escoamento de produtos, entre outros benefícios.
 
Pela proposta apresentada, vai ser construída mais uma faixa adicional nos dois sentidos da Rodovia Washington Luís, no trecho que vai do Km 227, que fica próximo ao Tenda Atacado, até o Km 240, próximo ao Jardim Embaré. Portanto, nesse trecho que corta parte de São Carlos, a rodovia ganha uma terceira faixa nos dois sentidos.
 
A proposta inclui ainda uma Marginal, que sai da Avenida Getúlio Vargas (Km 228), também próximo ao Tenda, até a altura do Jardim Tangará (Km 231), ao lado do prédio da Inove Transformadores, na Rua Teotônio Vilela.
 
Outros dispositivos, como as rotatórias, que fazem ligação com o município, também vão receber remodelações para a melhoria e adequação do trânsito.
 
Para a terceira faixa adicional serão construídos aproximadamente 13 Km em cada sentido, portanto 26 Km nos dois sentidos. Para a Marginal serão aproximadamente 3,5 Km no sentido interior apenas.
 
Segundo o secretário adjunto de Transporte e Trânsito, Sebastião Batista, a apresentação desse projeto funcional permite que a Prefeitura faça adequações, visando a melhoria do trânsito na rodovia e também nas áreas urbanas.
 
A EcoNoroeste fez o estudo de tráfego com um horizonte de 10 anos. Conforme o crescimento do tráfego vai acontecendo, o viário tem a capacidade de absorver esse trânsito. “Nós temos um grande problema, principalmente nos horários de pico no trecho da Washington Luís, logo na saída da Getúlio Vargas, que gera muito congestionamento, uma área onde os caminhões ficam mais lentos, ocasionando riscos de acidentes. Então, com a construção da terceira via, mais a Marginal, que vai receber todo o trânsito urbano, esperamos minimizar muito esse impacto”, disse Batista.
 
Ele explicou ainda que será necessário a doação, uma desafetação, que é um procedimento administrativo que permite que o Poder Público altere a destinação de um bem, para poder complementar o sistema viário, na Marginal e rotatórias, mas são locais que o viário já existe.
 
A obra tem um custo aproximado de R$ 300 milhões e deve começar no primeiro semestre de 2025, com duração de aproximadamente dois anos, sendo finalizada, portanto, em 2027.
 
Nesse valor, já estão incluídas toda a infraestrutura, como iluminação no trecho da marginal, drenagem, sinalização, pavimento, passeio, estudos de ciclovias nas marginais, estudo da fauna, passarela, tudo contemplado sem nenhum custo ao município.
 

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