15/08/2024 às 17h41min - Atualizada em 15/08/2024 às 17h41min

Área de Proteção Permanente é desocupada no bairro Santa Angelina

Segundo a Prefeitura de São Carlos, a ação foi motivada pela necessidade urgente de preservar o meio ambiente e garantir a segurança pública

Assessoria de Imprensa / PMSC
Divulgação / PMSC
A Prefeitura Municipal de São Carlos (SP) deu início na manhã da última segunda-feira (12/08) à desocupação e limpeza de uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada entre as ruas Francisco Possa e Luiz Carlos Barion, no bairro Santa Angelina, que foi invadida e onde foram instalados aproximadamente 15 barracos, que eram, na grande maioria, ocupados por usuários de drogas.
 
A ação foi motivada pela necessidade urgente de preservar o meio ambiente e garantir a segurança pública, considerando que o local, além de estar degradado, apresentava riscos significativos para a comunidade que reside no entorno e aos próprios ocupantes.
 
No local foram encontradas ligações clandestinas de energia elétrica, com um grande risco de incêndios, pessoas com necessidades de atendimento médico, ferro velho clandestino, além da degradação da área onde existe uma nascente.
 
Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública, ressalta que toda ação está sendo documentada e registrada em um processo administrativo: “Nós fizemos várias reuniões envolvendo diversas  secretarias, todas as etapas estão sendo documentadas, os frequentadores do local já estavam sendo avisados dessa limpeza, bem como um ferro velho clandestino que também estava no local. Dois moradores que não são usuários [de drogas] já haviam deixado o local e as pessoas que precisavam de atendimento médico foram encaminhadas e assistidas pela Secretaria de Saúde... A ideia agora é fazer uma ronda alternada para que essa área não volte a ser ocupada trazendo transtorno para os moradores do entorno”.
 
Durante a operação, todos os barracos foram removidos de forma segura e as equipes de limpeza atuaram imediatamente para eliminar detritos, resíduos sólidos e quaisquer outros materiais nocivos que estavam no local.
 
Após a remoção dos barracos e a limpeza da área, um processo de revitalização será iniciado, com o plantio de mudas nativas e a instalação de estruturas que impeçam novas ocupações indevidas.
 
A Prefeitura reitera o compromisso com a preservação ambiental e a segurança pública, e continuará trabalhando para garantir que áreas de preservação permaneçam protegidas e livres de ocupações irregulares.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.