17/09/2024 às 22h04min - Atualizada em 17/09/2024 às 22h04min

Defesa Civil Paulista informa redução de 88% nos focos de incêndios no Estado

Ações de combate ao fogo foram intensificadas com uso de aeronaves e frente fria trouxe chuva e aumento da umidade do ar para algumas regiões de SP

Comunicação DC - SP
Portal Defesa Civil SP
Divulgação / DC-SP
Um levantamento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de SP, aponta que o intenso trabalho realizado durante o último final de semana, aliado à chegada da uma frente fria, reduziu em 88% os focos de incêndio no Estado de São Paulo.
 
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que no fim de semana anterior, entre os dias 07 a 09/09, São Paulo registrou 262 focos de incêndio. Já entre os dias 14 e 16/09 foram registrados 31 focos. Na última segunda-feira (16), São Paulo não registrou nenhum foco novo de incêndio, segundo o satélite de referência.
 
No sábado passado (14), São Paulo registrou a maior operação aérea de sua história, com emprego de 20 aeronaves atuando em 17 municípios que possuíam pontos com incêndios. A atuação massiva no sábado reduziu os municípios com queimadas e, no domingo (15), o balanço do Gabinete de Crise do Governo Paulista apontava para 10 cidades com focos de incêndio e 16 aeronaves em operação.

Ontem (16), a chuva atingiu boa parte dos municípios das regiões Oeste, Sul, Centro e faixa Leste do estado. Ao longo do dia o combate aéreo continuou, com emprego de 11 aeronaves em todo o território paulista, sendo três delas somente em Bananal, onde o foco atingia a crista das montanhas da Serra da Bocaina. No final do dia já eram apenas três as cidades com focos de incêndio e os satélites não mostravam nenhum novo foco de incêndio no Estado.
 
Nesta terça-feira (17), três municípios permanecem com focos de incêndio ativos, Itirapuã e Rifaina, na região de Franca, e Bananal, no Vale do Paraíba. Nas cidades a Defesa Civil mantém equipes atuando e uso de aeronaves. Inclusive, em Bananal, a chuva tem se espelhado pela cidade e contribuído nos trabalhos. Por lá, os trabalhos seguem com dois helicópteros e na região de Franca com três aviões.
 
A chuva não afasta totalmente o risco e população deve continuar com atenção redobrada. Embora ela trouxe um alívio para maioria das regiões do Estado, a Defesa Civil de SP recomenda que a população siga com atenção aos cuidados para evitarmos novas queimadas.
 
Não se deve jogar bituca de cigarro às margens das rodovias, nem queimar lixo e tampouco limpar o terreno utilizando fogo. A soltura de balões, além de proibida, configura crime ambiental. Quem flagrar tais situações pode denunciar ligando para a Polícia Militar 190 ou Disque Denúncia 181.
 
A Defesa Civil Paulista manterá as equipes de prontidão monitorando as áreas que foram atingidas, principalmente de olho na região Norte do Estado, área aonde a chuva não tem chegado. Já as aeronaves empregadas no combate serão utilizadas para monitorar os locais que possam ter algum tipo de nova ignição dos focos de incêndio.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.