22/04/2024 às 19h04min - Atualizada em 22/04/2024 às 19h04min

Brasil aumenta exportação de eletricidade e geração por biomassa

Informações são do Boletim Mensal de Energia, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia; dados apontam também para crescimento na produção de petróleo e gás no país

Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Portal Agência Gov
Divulgação / MME
O Brasil aumentou as exportações de energia elétrica e a produção de petróleo e gás em 2023. Além disso, o país teve crescimento na geração de energia por biomassa, de acordo com o Boletim Mensal de Energia de dezembro de 2023, divulgado na segunda-feira passada (15/04) pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
 
Segundo o documento, em 2023 foi observado um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao maior valor anteriormente alcançado. O gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.
 
A produção de energia elétrica a partir da biomassa em 2023, teve um aumento de cerca de 9,5% em relação ao ano anterior, destaca o documento. A geração passou da casa dos 22 mil Gigawatt’s-hora (GWh), em 2022, para o patamar dos 24 mil GWh, em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
 
Outro destaque da publicação foi em relação ao intercâmbio internacional de energia elétrica na comparação ao ano anterior. De acordo com o Boletim Mensal de Dezembro de 2023, o Brasil registrou aumento das exportações líquidas para a Argentina e Uruguai.
 
A publicação mostrou, ainda, que os dois últimos anos foram mais favoráveis para a geração de energia hidráulica em relação ao ano de 2021, quando houve um cenário de escassez hídrica.
 
Os dados do boletim mostram, inclusive, uma complementaridade entre as fontes da matriz elétrica brasileira, além do aumento da participação da eólica e solar ao longo dos anos. Esses resultados se deram em virtude do aumento da capacidade instalada das fontes, principalmente devido à solar GD (geração distribuída).
 
Selo Procel
 
O famoso adesivo em formato de lâmpada do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) completou 30 anos de existência. O programa, coordenado pelo MME, já acumulou uma economia da ordem de 215 bilhões de KWh. Esta edição do Boletim Mensal de Energia destacou as três décadas da presença do selo na vida dos brasileiros, bem como a importância da iniciativa para o país.
 
O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE), da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME.
 
Acesse aqui o website do Boletim Mensal de Energia 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.