27/05/2024 às 09h33min - Atualizada em 27/05/2024 às 09h33min

São Carlos recebe novas doses de vacina atualizada contra a covid-19

A Spikevax monovalente do laboratório Moderna traz proteção contra a subvariante Ômicron XBB 1.5, para a utilização em todas as faixas etárias acima de 06 meses

Assessoria de Imprensa / PMSC
Portal PMSC
Divulgação / PMSC
O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos (SP) informa que o município recebeu na última sexta-feira (24/05) 3.015 doses da vacina Spikevax monovalente para prevenção da covid-19.
 
Já nesta segunda-feira (27), no período da manhã, acontecerá a distribuição às unidades de saúde municipais – Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Unidades de Saúde da Família (USF's) - para vacinação do grupo prioritário que abrange pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas que vivem em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; ribeirinhos; quilombolas e indígenas.
 
A vacina foi atualizada devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença. A Spikevax monovalente do laboratório Moderna traz proteção contra a subvariante Ômicron XBB 1.5, para a utilização em todas as faixas etárias acima de 06 meses.
 
A subvariante XBB 1.5 possui mais de quarenta mutações em comparação ao vírus original. Por isso, a vacina contra covid-19 monovalente atualizada está indicada em razão desse cenário de novas variantes.
 
“Nosso objetivo é completar o esquema vacinal das crianças de 06 meses a 04 anos de idade e atualizar a proteção para os grupos prioritários”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio. 
 
Mesmo com esquema completo e doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de 03 meses, a população acima de 05 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar essa atualização.
 
Crianças de 06 meses a 04 anos receberão uma ou duas vacinas, a depender do esquema vacinal anterior, obedecendo o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). Por isso, para esse grupo de crianças, recomenda-se comparecer à unidade de saúde para a avaliação do profissional da sala de vacina.
 
As vacinas podem ser administradas simultaneamente ou a qualquer momento antes ou depois de outra vacinação para adultos, adolescentes e crianças. “A única vacina que precisa de um intervalo para ser administrada depois que a pessoa receber a dose de imunizante contra a covid-19 é a da dengue, que precisa de um intervalo de 24 horas, porém São Carlos não recebeu o imunizante contra a dengue, mas se alguém recebeu a vacina na rede particular precisa obedecer esse intervalo", explica Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
 
A vacinação, neste momento, acontecerá mediante disponibilidade de estoques da vacina atualizada. Medidas para reduzir os riscos, como a vacinação, são de extrema importância. “As vacinas da covid-19 evitaram muitas mortes e internações desde a sua introdução e continuam efetivas contra as formas graves da doença. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, é essencial para que se possa dar continuidade às ações de prevenção”, lembra a diretora.
 
Desde o início deste ano a imunização contra a doença foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 05 anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários. O foco é imunizar os grupos prioritários contra a versão mais atualizada da covid-19.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://mundobom.com.br/.